Valentino Rossi é um dos principais nomes da história das corridas de motocicleta. O “Doutor” como é conhecido tem 7 títulos na maior categoria de competição em duas rodas, mas hoje se dedica aos automóveis. Piloto de fábrica da BMW, Rossi foi homenageado pela marca com uma edição limitada do M4 CS, que dará aos compradores experiências únicas ao lado do italiano.
O M4 CS Edition VR46 chega nas versões Sport e Style, sendo que ambas contaram com escolhas pessoais do piloto na hora da personalização. A opção Sport conta com a cor Marina Bay Blue e adesivos laterais com o número “46” no tom Tanzanite Blue, mais escuro. Já a variante Style, aposta no acabamento fosco e traz a carroceria em “Frozen Tanzanite Blue”, e o 46 em Frozen Marina Bay Blue, sendo o contrário da configuração esporte.
Limitado a apenas 92 unidades - 46 Sport e 46 Style - , a edição especial foi criada para comemorar o 46º aniversário do italiano, mas também presta homenagem ao número utilizado por Rossi ao longo de sua trajetória nas motocicletas e também com a BMW.
A cor favorita de Rossi, o amarelo, o acompanhou por toda a sua trajetória, e não poderia ficar de fora de um carro em sua homenagem. Essa pintura destaca detalhes ao redor da grade duplo rim, em um dos raios das rodas, pinça de freio e em pontos pela carroceria, que foram pintados à mão.
O tom chamativo também está nos logotipos “VR46” na soleira de porta, bancos e até nas costuras dos assentos e em detalhes do estofado. Os bancos são do tipo concha de competição e o volante tem acabamento M.
Debaixo do capô está o tradicional seis cilindros em linha, mas que ostenta leves modificações como aumento na pressão máxima dos turbocompressores. Agora, o M4 CS entrega 550 cv e alcança os 100 km/h em apenas 3,4 segundos. A velocidade máxima é limitada em 302 km/h.
Encontro com Rossi na Itália
Quem adquirir uma das unidades do modelo, ao valor de 155 mil dólares (cerca de R$ 900.000) terá direito a passar dois dias na Itália. O primeiro dia contará com uma visita ao VR46 Motor Ranch, onde além de um churrasco, o felizardo passará o dia ao lado da lenda da MotoGP.
No segundo dia, o comprador irá até o circuito Marco Simoncelli em Misano, na Itália, para dirigir os modelos da linha M da BMW.
Rossi compete pela BMW no Mundial de Endurance
Após se aposentar das competições de moto em 2021, Rossi passou a focar na competição em quatro rodas. Apesar de já ter pilotado carros em algumas ocasiões. Em 2022, o piloto passou a competir no Fanatec GT World Challenge pela equipe WRT.
No ano seguinte, a equipe passou a utilizar carros da BMW e Rossi venceu provas em Misano em 2023 e 2024, além de ter competido no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), onde está confirmado para a temporada de 2025.
"Não há outra marca que tenha o automobilismo tão profundamente enraizado em seu DNA quanto a BMW M. Tenho orgulho de ser um piloto de fábrica da BMW M e de compartilhar essa paixão. O fato de haver agora uma edição especial VR46, na qual estive envolvido desde o início do processo de design, me deixa orgulhoso. Quando eu cruzar com um BMW M4 CS Edition VR46 na estrada ou na pista de corrida mais tarde, será muito legal", diz Valentino Rossi sobre a edição e a colaboração com a BMW M.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!