O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto, nesta quarta-feira (11), que lança um projeto-piloto para testar os eVTOls (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical), popularmente conhecidos como "carros voadores". A ideia é utilizá-los como táxis aéreos, transporte de carga, logística de defesa e serviços médicos de emergência.
Além desta ordem executiva, Trump assinou outras duas que, conforme nota oficial da Casa Branca, visam "deslanchar" o potencial tecnológico de drones e aviões supersônicos, setores que estariam travados por décadas de "gargalos regulatórios".
"Com as ordens executivas de hoje, o governo Trump está dando aos inovadores americanos maior capacidade de testar, desenvolver e comercializar essas aeronaves de ponta que vão transformar a aviação", afirmou Michael Kratsios, diretor do Escritório de Política de Ciência e Tecnologia da Casa Branca.
Agora, a Administração Federal de Aviação (FAA) vai selecionar ao menos cinco projetos-piloto que planejam iniciar as operações de eVTOLs. Eles serão escolhidos com base em uma série de critérios, incluindo a "americanidade" da aeronave, suas tecnologias, a representatividade geral das operações econômicas e geográficas.
A ordem solicita que a FAA "execute acordos com os candidatos selecionados, descrevendo as metas do projeto, as necessidades regulatórias, os cronogramas, os mecanismos de compartilhamento de informações e troca de dados e as responsabilidades".
Carros voadores
Trump busca acelerar a regulamentação dos carros voadores no país para tomar a dianteira no mercado de eVTOLs. Nos últimos meses, a empresa chinesa EHang vem testando seus modelos em diversos países, inclusive no Brasil.
O chamado EH216-S promete revolucionar o meio de locomoção nos grandes centros urbanos. Isto porque o eVTOL é operado remotamente a partir do solo. Esta função é possibilitada graças a um sistema inteligente de comando e controle. Ao longo do percurso, o piloto consegue decolar, alterar a rota, realizar mudanças de direção e pousar.
Para conseguir comercializar seu eVTOL em território brasileiro, a EHang conta com duas representantes: a AT Global e a GoHobby. Segundo o CEO da GoHobby, já existe uma fila de espera no Brasil para a compra do EH216-S. Os principais interessados são os donos de empresas de taxi-aéreo, de logística e turismo. Um modelo deste custa até R$ 3,4 milhões.
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