O Volkswagen Tera, lançado no último domingo (25), quer marcar território no Brasil como o segundo SUV mais barato do país, só atrás do Citroën Basalt, e promete dar trabalho para os rivais Fiat Pulse e Renault Kardian. Produzido em Taubaté (SP), o Tera teve o consumo divulgado pelo Inmetro, órgão que afere os consumos dos carros comercializados no Brasil.
O Tera, baseado na plataforma MQB A0 (a mesma do Polo e Nivus), chega com quatro versões e tem preços a partir de R$ 99.990 (válido pras primeiras 999 unidades da versão MPI, que depois sobe para R$ 103.990). O modelo vai até R$ 145.129 na topo de linha High com o pacote Outfit The Town. Conheça as motorizações do SUV:
- MPI: Motor 1.0 aspirado, três cilindros, 84 cv com etanol (77 cv com gasolina) e 10,3 kgfm de torque (9,6 kgfm com gasolina), câmbio manual de cinco marchas.
- TSI: Motor 1.0 turbo, 116 cv (109 cv com gasolina) e 16,8 kgfm de torque, câmbio manual de 6 marchas.
- Comfort: Motor 1.0 turbo (mesma potência e torque do TSI), câmbio automático de seis marchas.
- High: Mesma motorização turbo e câmbio automático, com mais equipamentos.
Veja os dados do consumo do Volkswagen Tera, segundo o Inmetro:
- MPI (aspirado, manual): Cidade – 9,1 km/l (etanol), 13,2 km/l (gasolina); Estrada – 10,2 km/l (etanol), 14,7 km/l (gasolina).
- TSI (turbo, manual): Cidade – 9,0 km/l (etanol), 12,9 km/l (gasolina); Estrada – 10,3 km/l (etanol), 15,0 km/l (gasolina).
- Comfort/High (turbo, automático): Cidade – 8,6 km/l (etanol), 12,2 km/l (gasolina); Estrada – 10,3 km/l (etanol), 14,5 km/l (gasolina).
Com isso, a autonomia teórica vai de 500 km (MPI na cidade com etanol) a 735 km (TSI na estrada com gasolina), graças ao tanque de 49 litros.
Comparação com os rivais
O Fiat Pulse, que acabou de ganhar uma reestilização em 2025 (com teto solar na versão Impetus e câmbio manual de volta na Drive 1.3), é o principal adversário.
Tera MPI vs. Pulse Drive 1.3 CVT (R$ 98.990)
O Pulse 1.3 aspirado faz 8,9 km/l (cidade, etanol) e 10,5 km/l (estrada, etanol), contra 9,1 km/l e 10,2 km/l do Tera. Com gasolina, o Pulse rende 13,0 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada), enquanto o Tera vai a 13,2 km/l e 14,7 km/l. Ou seja, o Tera leva uma pequena vantagem na economia.
Tera Comfort/High vs. Pulse T200 Hybrid AT e Kardian TCe AT
O Pulse híbrido faz 12,1 km/l (cidade, etanol) e 14,4 km/l (estrada, etanol), com 13,4 km/l e 14,4 km/l na gasolina. O Kardian 1.0 turbo automático rende 8,6 km/l (cidade, etanol) e 10,2 km/l (estrada, etanol), com 12,4 km/l e 14,8 km/l na gasolina. Já o Tera Comfort/High (8,6 km/l e 10,3 km/l com etanol, 12,2 km/l e 14,5 km/l com gasolina) fica empatado com o Kardian na cidade e perde um pouco para o Pulse híbrido.
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