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Olha o radar!

Radar que flagra celular já está nas ruas: e agora?

Radares inteligentes são usados para identificar outras infrações também, como paradas em cima da faixa de pedestres

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Radares Doppler
Radares Doppler Foto: Divulgação

Quando se está andando pelas ruas e o telefone toca, o ideal é não atender, entretanto, muitos motoristas ignoram. Agora, além de agentes de trânsito que podem flagrar um condutor cometendo esse tipo de infração, há um novo tipo de radar para ajudar os fiscais e aplicar multas nessas situações.

Os radares com efeito Doppler, que também podem ser chamados de radares inteligentes, são equipamentos que, por meio de ondas eletromagnéticas, medem a velocidade dos carros e identificam comportamentos suspeitos. A técnica é baseada no “efeito Doppler”, onde a frequência de retorno da onda muda de acordo com o movimento do objeto.

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Radares não são apenas semafóricos e de velocidade Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

Esses equipamentos possuem sensores ópticos e câmeras de alta resolução, que capturam imagens detalhadas do interior do carro. Quando o radar identifica uma desaceleração ou rápida mudança na direção do veículo, a câmera entra em ação e tira uma foto do motorista.

O sistema também usa uma inteligência artificial para analisar a posição das mãos e o comportamento do motorista, detectando se ele está segurando ou olhando para um celular. Se houver confirmação da infração, o sistema registra a imagem e gera a multa automaticamente.

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Multas de trânsito podem ser destinadas à educação no trânsito Foto: Internet / Reprodução

Essa tecnologia também reduz as chances de recurso por parte dos condutores, visto que, por tirar fotos do interior do veículo, as provas serão mais sólidas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso de celular no trânsito é considerado infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. Vale ressaltar que falar ao telefone com o aparelho no ouvido, ou na frente da boca, também será aplicada a penalidade.

A tecnologia já foi testada em algumas rodovias de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. E tem como objetivo, diminuir o número de acidentes e auxiliar as autoridades de trânsito a autuar os motoristas que cometem esse tipo de infração.