O Volkswagen Nivus GTS foi lançado no final de abril de 2025, direto para encarar o rival Fiat Fastback Abarth (R$ 171.990) no mercado brasileiro. Com preço inicial de R$ 174.990, ele chega como a versão mais esportiva do SUV cupê, trazendo como grande diferencial o motor 1.4 turbo flex. Porém, o que algumas pessoas não sabem é que o Nivus GTS não vem com aquela roda de estilo esportivo de série.
Nas fotos de divulgação da Volkswagen, o Nivus GTS aparece com uma roda de 18 polegadas com pneus 215/45 R18, diamantada, que lembra o design orbital e dá um visual mais agressivo. Só que essa não é a roda de série. De fábrica, o modelo vem equipado com uma roda de 17 polegadas, também de liga leve e diamantada, calçada com pneus 205/55 R17 – a mesma usada na versão Highline.
Quem quiser a roda de 18 polegadas, exclusiva do GTS, precisa pagar um pacote opcional de R$ 2.050. É o único item extra disponível, já que o Nivus GTS já sai de série com todo pacote de segurança. Diferente do Highline, que oferece o pacote ADAS como opcional (com itens como Lane Assist, Travel Assist, Park Assist, câmera multifuncional, detector de ponto cego e assistente de tráfego cruzado), o GTS traz tudo isso de série.
Por que pagar mais pela roda maior?
A resposta fica para a condução. A roda de 18 polegadas, com pneus de flanco mais baixo (215/45 contra 205/55), melhora o comportamento dinâmico, especialmente em curvas, por reduzir o “pulo” da carroceria e aumentar a estabilidade. O visual fica mais esportivo, com um perfil mais encorpado. A suspensão fica mais rígida, e a absorção de impactos – como buracos e lombadas – diminui, já que o pneu mais fino transfere mais vibrações para a cabine. Em pisos irregulares, isso pode incomodar no dia a dia.
Já a roda de 17 polegadas, padrão, prioriza o conforto. Com flanco mais alto (55 contra 45), ela amortece melhor os solavancos. Nas curvas, porém, a estabilidade é um pouco menor, já que o pneu maior pode gerar mais rolagem. A
A diferença não é drástica, mas quem busca desempenho vai sentir o ganho com as 18 polegadas – desde que tope abrir mão de parte do conforto e pague os R$ 2.050 extras.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!