A adoção massiva de carros elétricos enfrenta desafios em todo o mundo. Além dos preços mais altos, são poucas as cidades com infraestrutura elétrica suficiente para comportar diversos carros carregando simultaneamente. Na China, o maior mercado consumidor desses veículos, os carros elétricos com extensor de alcance (EREV), fazem sucesso e devem chegar ao Brasil em peso nos próximos meses.
A tecnologia promete entregar carros elétricos com até 1000 km de alcance e acabar de vez com a conhecida “ansiedade de alcance”, vivida por muitos donos de carros elétricos em viagens, mesmo que curtas.
Como funciona o EREV?
EREV significa Extended Range Electric Vehicle, que em tradução significa veículo elétrico com alcance estendido. Basicamente, esses carros utilizam motores a combustão para ampliar a autonomia de carros elétricos.
Essa tecnologia permite que os proprietários desses carros utilizem a propulsão elétrica pela maior parte do tempo. Na verdade, toda a propulsão desses modelos acontece por conta do motor elétrico, com a energia sendo fornecida pela bateria de alta tensão.
Nos Erev, o motor a combustão funciona somente para gerar energia quando necessário. O motor a combustão, geralmente movido a gasolina, é o mais eficiente possível, uma vez que esses motores funcionam “em situações ideais”.
Segundo a Nissan e a chinesa Li-Auto, os motores a gasolina que equipam carros EREV podem atingir eficiência entre 40% e 50%, uma vez que conseguem funcionar em rotações ideais e sem possíveis alterações. Em um motor híbrido ou a combustão pleno, por exemplo, em casos de alta intensidade como durante uma ultrapassagem, a rotação do motor sofre alterações, e com isso o consumo de combustível aumenta.
Diferença para um híbrido plug-in (PHEV)
Nos híbridos plug-in, em determinadas situações como a apresentada acima, ou caso a bateria esteja em níveis muito baixos, o motor a combustão conta com força o suficiente para manter o carro em movimento. No caso dos EREV, o motor tradicional não consegue movimentar o veículo, funcionando apenas para gerar energia para as baterias.
Dependendo da fabricante e do carro aplicado, o motor a gasolina é tão fraco, que não é capaz de gerar força o suficiente para mover as rodas.
Entretanto, o proprietário consegue recarregar as baterias por meio de plugs de recarga tradicionais ou em casa, como acontece em carros 100% elétricos (BEV) ou híbridos plug-in.
Tecnologia não é nova
Apesar de estar ganhando popularidade agora, a tecnologia dos carros elétricos erev não é nova. Alguns dos primeiros carros elétricos contavam com essa disposição, muito por conta do baixo alcance disponibilizado pelas baterias.
Um dos principais modelos com essa tecnologia é o BMW i3. Apresentado em 2013, o modelo oferecia a versão “REx”, com o extensor de alcance. Originalmente, o alcance variava entre 72 milhas (116 km) e 126 milhas (203 km), dependendo da configuração das baterias escolhidas.
Com a adição de um motor a gasolina bi-cilíndrico de 647 cc, o mesmo usado por algumas motocicletas da marca. Com isso, o alcance passou para 240 km na versão de entrada ou 320 km na opção com baterias maiores.
O pequeno motor entregava apenas 34 cv e 5,6 kgfm de torque, mas garantia um consumo de combustível de até 17,5 km/l.
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