Um estudo feito pela maior associação automobilística da Europa, a Allgemeiner Deutscher Automobil-Club (ADAC), mostrou que os carros elétricos costumam dar menos panes que os movidos a combustão. Além do comparativo, revelado recentemente, o levantamento também indicou quais são os EVs que menos quebram.
Os modelos mais vendidos da Tesla, o Model Y e Model 3, se destacaram no estudo, com média de 0,5 e 0,9 pane a cada 1.000 carros. Quanto aos modelos elétricos de outras marcas, também chamaram atenção o Volkswagen ID.4 e o Dacia Spring, com 1 pane e 2,9 panes a cada 1.000 carros, respectivamente.
Por outro lado, entre os automóveis elétricos avaliados, o Hyundai Ioniq 5 acumulou 18,3 panes a cada 1.000 veículos. A quantidade é maior do que a média dos carros elétricos, que ficou em 10,4 panes - a média dos EVs foi de 4,2.
De modo geral, a ADAC explica que os carros elétricos mostraram um aperfeiçoamento interessante nos últimos anos. "Muitos dos problemas iniciais dos elétricos foram resolvidos com a experiência acumulada", diz o relatório.
Quais são os principais problemas?
Independente da motorização, o principal motivo da pane costuma ser identificado na bateria de 12 V, segundo o estudo. No caso dos veículos elétricos, o sistema de motor, gerenciamento e sistema de alta voltagem aparece no segundo lugar.
Principais causas de pane nos elétricos
- Bateria 12V: 50%
- Motor, gerenciamento e sistema de alta voltagem: 18%
- Pneus: 13%
- Alternador, motor de partida, elétrica e iluminação: 10%
- Outros: 5%
- Chave ou imobilizador: 3%
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas