Desde sua estreia em 2016, a Fiat Toro conquistou o Brasil, vendendo mais de 500 mil unidades e liderando o segmento de picapes compactas/médias. E enquanto as vendas continuam fortes, a Stellantis tem tempo para a produção da segunda geração da picape que receberá também a variante esportiva Abarth, já vista no Pulse e Fastback.
Além de uma reestilização prevista para a linha 2026, a marca trabalha na segunda geração da Toro, com produção marcada para 2027 e lançamento para 2028, de acordo com informações do Auto+ com fontes ligadas à Stellantis. Além disso, o site confirma a chegada de uma versão Abarth, que promete trazer um DNA esportivo à picape.
O modelo produzido em Goiana (PE), na fábrica da Stellantis, já teve mais de 500 mil unidades vendidas em 2025, segundo a Fenabrave. E desde o seu lançamento, a Toro foi um sucesso de vendas, mesmo em 2023, quando a Montana trouxe concorrência acirrada, a picape da Fiat manteve a liderança no segmento de picapes compactas/médias
Antes da nova geração, a Toro passará por uma reestilização para a linha 2026, já flagrada em testes pelo perfil Placa Verde no Instagram. Segundo o Auto+, a Toro permanecerá na plataforma Small Wide para a segunda geração, usada pelo Jeep Renegade, Jeep Compass e Ram Rampage, mas deve receber evoluções para suportar novas tecnologias e motores.
O visual será radicalmente diferente, com linhas quadradas e elementos “pixelizados”, inspirados no Fiat Grande Panda. Esse SUV, apresentado na Europa em 2024, define a nova identidade visual da Fiat, que também influenciará na nova geração do Fastback, que deve chegar em 2027, e um possível sucessor do Argo e Mobi, especulado como a volta do Uno em 2026.
A nova Toro será mais esportiva, com proporções robustas e detalhes modernos, como faróis full LED e grade imponente. A Fiat quer posicioná-la como uma picape de estilo jovem, enquanto a Rampage mantém o apelo premium e tradicional.
A produção seguirá no Polo Industrial da Stellantis, em Goiana. Vale lembrar que a Stellantis anunciou em março de 2024 o investimento de R$ 30 bilhões para o Brasil até 2030 e o lançamento de 40 novos veículos.
A cereja do bolo é a versão Abarth como parte da nova geração. Abarth, a divisão esportiva da Fiat, vai explorar um lado aventureiro na Toro. A picape terá detalhes visuais exclusivos: acabamentos em fibra de carbono, rodas de liga leve maiores, teto solar panorâmico e partes inferiores da carroceria pintadas.
Sob o capô, a Toro Abarth usará o motor 2.0 turbo de quatro cilindros ,semelhante a motorização Hurricane da Rampage, Compass e Commander a gasolina, mas adaptado para ser flex. Nesse caso, o propulsor gera 272 cv e 40,8 kgfm de torque, mas por ser flex pode ganhar mais alguns cavalos. O câmbio será o automático de nove marchas e tração 4x4.
A Fiat sabe que a Toro é uma mina de ouro. Com 10.729 unidades vendidas de janeiro a março de 2025, mais que o dobro que a irmã Rampage (5.259), ela domina o segmento com folga. A reestilização de 2026 mantém o modelo competitivo contra Chevrolet Montana, Renault Oroch e Ford Maverick, enquanto a nova geração e a versão Abarth vão aumentar a aposta.
Enquanto a nova geração não chega, a Fiat prepara o facelift para o modelo 2026 da Toro, que irá trazer novidades relevantes. Ela manterá os faróis bipartidos, mas ganhará luzes diurnas de LED pixeladas como do Argo e uma grade mais robusta. O para-choque dianteiro também deve receber novas linhas, enquanto a traseira irá receber mudanças sutis nas lanternas. No interior, o acabamento deve ser melhor, com novos revestimentos e mais tecnologia.
Sob o capô, algumas versões adotarão um sistema híbrido leve (MHEV) de 48 volts com o motor 1.3 Turbo 270 flex, mantendo os 176 cv, mas com melhor eficiência.
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