Você pode não conhecer o rosto de Jeff Bezos, mas com certeza conhece ou utiliza pelo menos um de seus produtos. O norte-americano e atualmente segundo homem mais rico do planeta é fundador da gigante varejista Amazon, e para diversificar seus negócios, está investindo em uma empresa de picapes elétricas.
Segundo o portal Tech Crunch, Bezos está financiando, de forma secreta e distante, uma startup de veículos elétricos chamada Slate Auto ou re:Car, que foi o primeiro nome da empresa.
Bezos ou a Amazon não estão diretamente ligado à essa companhia, mas sim o seu “family office”, que é uma empresa criada para gerenciar patrimônios de uma, ou várias famílias
Com base em Michigan, nos Estados Unidos, a intenção é iniciar a produção já no ano que vem, segundo documentos e múltiplas fontes ligadas ao assunto.
O objetivo da Slate Auto é criar uma picape elétrica de apenas dois lugares e com preço na casa dos 25 mil dólares (R$ 147,3 mil). O valor pode parecer alto, mas é próximo ao de uma Ford Maverick de entrada nos Estados Unidos.
Ainda de acordo com o Tech Crunch, fontes envolvidas na empresa afirmaram que a “Estrela Guia” do projeto são o Ford Model T e o Volkswagen Fusca, portanto, dá a entender que querem criar algo revolucionário e duradouro.
Segundo documentos públicos a re:Car (nome empresarial da Slate Auto), recebeu 111 milhões de dólares em uma rodada de investimentos em 2023, e uma outra rodada de aportes foi concluída no fim do ano passado, mas sem valores divulgados.
Mercado de elétricos em queda
Apesar dos investimentos pesados, o mercado de carros elétricos está perdendo tração. Muitas empresas pequenas no setor não conseguem sucesso. Sem contar com a Tesla, somente Rivian e Lucid possuem podem ser consideradas fabricantes que deram certo, embora tenham investido bilhões de dólares.
Além disso, caso o foco da empresa seja picapes de baixo custo, esse segmento possui margens muito pequenas, afinal, baterias elétricas são caras e muitas precisam ser importadas. Com as recentes tarifas impostas por Donald Trump, a tendência é que essas peças fiquem ainda mais caras.
O Tech Crunch afirma que para aumentar a margem de lucro, a empresa deverá investir em acessórios para seus veículos, e aí sim conseguir um negócio mais benéfico. Para isso, a empresa aposta em executivos com passagens por Harley-Davidson e Stellantis.
Oficialmente, nada foi divulgado, mas com a premissa de lançar o primeiro carro até o fim de 2026, mais detalhes devem surgir em breve. Entretanto, o nome de Bezos e da Amazon não devem ser oficialmente ligado à companhia.
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