UAI
Expansão

Amazon começará a vender carros em 2024; entenda

Além de eletroeletrônicos, maquiagens e e-books, a Amazon irá comercializar carros da marca Hyundai

Publicidade
Logo Amazon
Logo Amazon Foto: Pascal Rossignol / Reuters

A gigante de e-commerce Amazon vai incluir, a partir do ano que vem, um novo tipo de produto em seu portfólio : veículos. Isso mesmo: em 2024, a empresa começará a vender carros em plataformas online.

O primeiro acordo já foi fechado, e a primeira montadora a participar da iniciativa será a Hyundai, por meio de sua rede de concessionárias nos Estados Unidos. As empresas locais ainda serão responsáveis pelas vendas, mas não por todo o processo de desenvolvimento delas.

Como funcionará o sistema de compra pelo site da Amazon?

Nos últimos anos, a Amazon já vinha trabalhando na estruturação de showrooms para que os consumidores pudessem realizar buscas e comparar veículos por meio da plataforma. Até então, não havia venda direta dos automóveis, apenas comércio de peças de reposição e acessórios. 

Caso houvesse interesse de compra por parte dos pesquisadores, era necessário entrar em contato com os revendedores que realizariam a finalização do processo. Com a nova iniciativa, essa lógica vai mudar um pouco.

A partir do próximo ano, o consumidor poderá fazer todo o processo de compra pela própria plataforma da Amazon, selecionando informações como método de pagamento e financiamento. Além disso, os compradores poderão escolher entre realizar a retirada do seu veículo nas concessionárias ou recebê-lo em casa, como uma encomenda comum da Amazon. 

Ainda como parte do acordo entre as empresas, os novos veículos da sul-coreana Hyundai deverão ser equipados de fábrica com Alexa, sistema por meio do qual poderão ser realizados comandos para controlar funções na cabine.

Amazon já se preocupava com automóveis antes da parceria

Essa não é a primeira iniciativa da marca quando se trata do mercado automotivo. Ao longo dos anos, a Amazon introduziu outras funcionalidades a sua plataforma, com o objetivo de atrair clientes interessados em comprar ou consertar veículos.

Um bom exemplo é a funcionalidade "Sua Garagem", que salva marcas e modelos de carros dos clientes para facilitar a localização de peças e acessórios. Além disso, nos Estados Unidos, os compradores também podem comprar pneus na Amazon e serão conectados a um serviço de instalação local.