UAI
INTERNACIONAL

Carro da Xiaomi sofre cancelamento em massa de pedidos

Demanda recorde resultou em demorada fila de espera, que estaria desestimulando os compradores

Publicidade
Modelo sofreu uma espécie de reviravolta no mercado
Modelo sofreu uma espécie de reviravolta no mercado Foto: Xiaomi/Divulgação

O SU7, primeiro carro desenvolvido pela Xiaomi, teve um desempenho comercial extraordinário, ao menos inicialmente. A fabricante recebeu cerca de 90 mil pedidos de compra nas primeiras 24 horas após a apresentação global do veículo. Mas eis que, agora, a história teve uma reviravolta e nada menos que 55% dos compradores cancelaram as encomendas, de acordo com informações publicadas pela imprensa da China.

Paradoxalmente, um dos motivos que levaram a esse verdadeiro cancelamento em massa foi o próprio sucesso do modelo. É que a Xiaomi simplesmente não consegue atender à enorme demanda pelo carro: os pedidos iniciais foram tantos que acabaram resultando em uma fila de espera. O prazo de entrega podia chegar a 31 semanas, período que equivale a quase 7 meses.

Carro Xiaomi SU7 visto de traseira e de cima, rodeado por flores da copa de uma árvore
SU7 é o primeiro carro da Xiaomi Foto: Xiaomi/Divulgação

Diante de uma espera tão longa, parte dos compradores simplesmente declinou da aquisição. E olha que, apesar das desistências, a fila de compradores ainda está grande, já que aproximadamente 40 mil encomendas foram mantidas. Para atendê-las, a Xiaomi está ampliando as linhas de produção do SU7. A capacidade da unidade industrial vai dobrar passando de 150 mil para 300 mil veículos ao ano.

Mas o caso é que essa ampliação só ocorrerá em 2025, atualmente, o ritmo de produção do carro da Xiaomi ainda não embalou. A expectativa do fabricante é a de entregar 5.000 unidades até o fim de abril: o número modesto é decorrente de limitações logísticas envolvendo os fornecedores. Assim, neste ano, a manufatura mensal chegará, no máximo, a 6.000 exemplares. 

Outro problema que pode ter influência nos cancelamentos dos pedidos é o surgimento de relatos de falhas envolvendo o carro da Xiaomi. Um vídeo postado nas redes sociais mostra uma unidade do SU7 batendo em uma mureta após sofrer uma derrapagem. Houve também um caso de um suposto defeito na suspensão, que fez com que o veículo pareça estar rebaixado. 

Xiaomi lançará mais um carro

Apesar dos cancelamentos de pedidos, a empresa de tecnologia afirma que a demanda pelo SU7 segue em alta. De acordo com a fabricante, os pedidos foram mais de três vezes maiores que o volume esperado. Tanto que a Xiaomi já confirmou que lançará um outro carro, que, no caso, será um SUV.  

O fabricante revelou apenas uma foto desse novo modelo, na qual é possível notar diversas semelhanças com o SU7. Por enquanto, a empresa faz mistério quanto às informações técnicas, mas a propulsão certamente será elétrica.