UAI
INTERNACIONAL

Carro da Xiaomi chega com preço baixo e vendas arrasadoras

Na China, fabricante de celulares comercializa 50 mil unidades do veículo em apenas 27 minutos

Publicidade
Xiaomi entra no mercado de carros elétricos com seu modelo SU7
Xiaomi entra no mercado de carros elétricos com seu modelo SU7 Foto: Xiaomi/Divulgação

A chinesa Xiaomi revelou na última semana os preços do SU7. Trata-se do primeiro carro desenvolvido pela empresa famosa no ramo de celulares, que se caracteriza por ser totalmente elétrico e ter proposta sofisticada. E, tal qual os aparelhos de telefonia da marca, o sedan tem entre os diferenciais um fator que costuma ser determinante para os consumidores: justamente os valores de compra.

Apesar de ser sofisticado, o carro elétrico da Xiaomi custa, na China, a partir de 215.900 yuans (valor que equivale a aproximadamente R$ 150 mil) na versão de entrada. Nesse caso, o modelo já desenvolve 299cv de potência e consegue acelerar de zero a 100km/h em apenas 5,3 segundos. O alcance, de acordo com o fabricante chega a cerca de 700km no ciclo CLTC.

A versão intermediária do Xiaomi SU7 é a Pro, que tem preço de 245.900 yuans (cerca de R$ 180 mil). Nela, a potência cresce para 374 cv, que permitem uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,7 segundos. Já a autonomia aumenta para 830km (também no ciclo CLTC). Essa opção traz ainda sistema de infotainment mais potente, freios da marca Brembo e sistema de direção semiautônoma.

Xiaomi SU7 visto de dentro, seu interior mostra o painel central.
Xiaomi SU7 utilizará mesmo sistema de seus celulares, o HyperOS Foto: Xiaomi/Divulgação

Por fim, o top de linha é o Xiaomi SU7 Max, que custa 299.900 yuans (cerca de R$ 210 mil). Ele desenvolve nada menos que 673cv: assim, arranca da imobilidade aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos e e atinge uma velocidade máxima de 265km/h. A autonomia ciclo CLTC chega a 800 km. Há ainda rodas de 20 polegadas e sistema de áudio premium com 25 alto-falantes.

Com o novo carro elétrico, a Xiaomi desafia os produtos da marca Tesla e também o Porsche Taycan, que têm características técnicas semelhantes, mas são significativamente mais caros. Na China, um Model Y custa cerca de R$ 21 mil que a versão de entrada do SU7, que já está em exibição em 76 concessionárias.

Vendas do carro elétrico da Xiaomi impressionam

O desempenho comercial do novo modelo indica que as concorrentes devem se preocupar. Afinal, de acordo com a Xiaomi, mais de 50 mil unidades do SU7 foram comercializadas em apenas 27 minutos. As entregas estão previstas para começar no fim do mês de abril.

Inicialmente, a Xiaomi venderá o carro elétrico unicamente na China. O fabricante ainda não estipulou datas para lançar o SU7 em outros mercados, entre os quais o Brasil.

Carro elétrico Xiaomi SU7 azul, de traseira, em foto de estúdio
Modelo tem linhas fluidas e aerodinâmicas Foto: Xiaomi/Divulgação