UAI
HISTÓRICO

Acidente com Porsche: relembre 5 ocorrências nos últimos anos

Colisões envolvendo carros de luxo ganharam repercussão no país ao longo desta década

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Porsche 911 Carrera GTS ficou com a dianteira destruída
Porsche 911 Carrera GTS ficou com a dianteira destruída Foto: Polícia Civil de SP/Reprodução

Um grave acidente envolvendo um Porsche 911 Carrera GTS na região do Tatuapé, em São Paulo (SP),  deixou uma pessoa morta na madrugada deste domingo (31). A vítima fatal estava em um Renault Sandero, que foi atingido violentamente pelo carro esportivo. O motorista que teria causado o acidente, identificado como Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, fugiu do local e só se apresentou á polícia nesta segunda-feira (01). 

O caso ganhou repercussão tanto pela gravidade do acidente, que deixou ainda o passageiro ferido, quanto pelo exotismo do veículo: o Porsche em questão tem um motor 3.0 turbo de seis cilindros, capaz de desenvolver 480cv de potência. Quase um carro de corrida, portanto, só que homologado para rodar por vias públicas.

Vale lembrar que este não é o primeiro acidente grave com um veículo do gênero no país, nem o segundo: o VRUM enumerou outros cinco acidentes envolvendo automóveis da marca Porsche que ganharam repercussão nacional. Confira: 

Acidente fatal com Porsche em Belo Horizonte (dezembro de 2023)

Pouco tempo atrás, outro Porsche 911 em alta velocidade provocou um acidente fatal. O caso aconteceu em dezembro de 2013, no bairro Estoril, em Belo Horizonte (MG). A vítima fatal era Cayke Pelegrino Tavares, então com 32 anos, que era passageiro do veículo e foi arremessado para fora durante o impacto. 

De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, o motorista e proprietário do veículo, Rodrigo Rodrigues Andrade Chiatti, de 32 anos, estava com a carteira de habilitação cassada e apresentava sinais de embriaguez. 

Porsche atropela policial e mata duas pessoas em Brasília (junho de 2022)

Veículo Porsche preso a cerca após acidente em Brasília (DF): em primeiro plano, uma das rodas do veículo, que se soltou com o impacto
Acidente com Porsche em Brasília deixou dois mortos Foto: Corpo de Bombeiros do Distrito Federal/Reprodução

Em junho de 2022, um Porsche 911 Carrera S desgovernado provocou um grave acidente na via de acesso ao Palácio do Jaburu, em Brasília (DF). De acordo com um laudo emitido pela Polícia Civil do Distrito Federal, o veículo saiu da pista a uma velocidade de 180km/h e atingiu o policial penal Gueltz Costa Pinto, então com 42 anos, que praticava corrida no local e ficou gravemente ferido.

O motorista Rafael Esmaniotto, de 37 anos, morreu no local. A namorada dele, Gabriella Moreira Andrade Faria, de 22 anos, chegou a ser socorrida com vida, mas também veio a óbito em decorrência dos ferimentos. 

Porsche bate em nove carros em Belo Horizonte (março de 2022)

Também em Belo Horizonte, outro Porsche, dessa vez um 718 Cayman, bateu em nove veículos estacionados no bairro Cidade Jardim, também em Belo Horizonte. Um homem que atuava como flanelinha no local ficou ferido, mas, felizmente, o acidente não deixou vítimas fatais. 

Além da grande quantidade de veículos envolvidos, o caso ganhou notoriedade devido à reação do motorista, um idoso com, então, 72 anos. Moacir Carvalho de Oliveira Filho, que dirigia o veículo, demonstrava sinais de embriaguez e chegou a ameaçar testemunhas e até os policiais que compareceram ao local.   

Porsche capota e mata duas pessoas em Monte Mor (julho de 2018)

Dois jovens que estavam em um Porsche 718 Cayman morreram em um capotamento na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), em Monte Mor (SP), em julho de 2018. Eles eram Antonio Ademir Capelini Júnior, de 30 anos, que dirigia o esportivo, e José Elias Zanata Júnior, de 26 anos, que estava no banco do passageiro.

Os dois ocupantes do veículo eram amigos e retornavam de uma festa em uma fazenda no município de Campinas (SP). Na época, houve a suspeita de que o veículos disputava um racha no momento do acidente. 

Na contramão, Porsche bate em cinco veículos em São Paulo (abril de 2015)

Outro acidente envolvendo grande quantidade de veículos, entre os quais um Porsche, ocorreu no bairro da Mooca, em São Paulo (SP). De acordo com testemunhas, Cláudio Lysias Spina, então com 45 anos, que dirigia o carro, trafegava na contramão, em alta velocidade. Ele tentou fugir do local a pé, mas acabou preso. 

A batida envolveu outros cinco veículos, entre os quais uma motocicleta, cujo condutor, Leandro Pinheiro Leite, então com 20 anos, morreu após ficar meses hospitalizado.