UAI

Incêndio na hora de abastecer o carro? Saiba como evitar acidentes nos postos de gasolina

Medidas simples, como não usar o celular, podem fazer toda a diferença na hora do abastecimento

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Distrito Federal, Minas Gerais, Rio e São Paulo são alguns dos locais em que vale a pena abastecer com etanol ao invés de gasolina
Distrito Federal, Minas Gerais, Rio e São Paulo são alguns dos locais em que vale a pena abastecer com etanol ao invés de gasolina Foto: Distrito Federal, Minas Gerais, Rio e São Paulo são alguns dos locais em que vale a pena abastecer com etanol ao invés de gasolina

Na manhã de quarta-feira (12), um carro explodiu durante abastecimento com gasolina em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. Três mulheres que estavam no veículo ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital com queimaduras. O incidente, apesar de ter chamado a atenção, não é inédito, já que os postos de gasolina, por lidarem com produtos inflamáveis, são locais, infelizmente, sujeitos a esse tipo de ocorrência. Dito isso, quais seriam os principais cuidados a serem tomados na hora de abastecer o carro?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que combustíveis como a gasolina são altamente inflamáveis e basta apenas um pequeno contato com fagulha ou uma fonte de calor intensa para provocar um incêndio ou até mesmo uma explosão.

Por outro lado, os cuidados para se evitar esses acidentes são, na maioria das vezes, bastante simples – mas fazem toda a diferença, protegendo não apenas o condutor, mas o próprio veículo e todos os que estão no entorno.

Confira abaixo alguns das principais medidas que devem ser tomadas nos postos de gasolina.

Não fume nos postos de gasolina

Parece óbvio, mas para alguns talvez não seja: cigarro não combina com posto de gasolina. Se você é fumante, portanto, é melhor "segurar o vício" na hora que for abastecer o seu carro. Caso contrário, qualquer mínimo vazamento de gasolina ou etanol para fora da bomba, pode gerar um grave acidente.

Desligue o motor

Outro cuidado importante na hora de abastecer em postos de gasolina é desligar o motor do carro. Isso porque, quando o motor está ligado, a temperatura interna do conjunto fica bastante elevada, o que pode acabar contribuindo para um eventual incêndio, caso alguma irregularidade durante o abastecimento faça com que haja vazamento de combustível para fora do tanque.

Apesar de raro, isso pode acontecer. Portanto, é como aquele velho ditado: melhor prevenir do que remediar.

Além disso, o ideal é ligar o motor novamente somente após ter certeza de que a bomba não está mais no veículo.

Durante o abastecimento é melhor estar fora do veículo

Novamente: melhor prevenir do que remediar. Sendo assim, se qualquer eventualidade vir a acontecer, causando um incêndio ou explosão no veículo que está sendo abastecido, convenhamos: é melhor estar fora do que dentro do carro.

No caso do recente acidente em Natal, por exemplo, caso as mulheres não estivessem no interior do veículo, provavelmente, elas não teriam ferimentos tão graves como tiveram.

Celular: é indicado ou não usar o aparelho em postos de gasolina?

Muitas pessoas, especialmente as mais jovens, talvez não tenham reparado, mas a maioria dos postos de gasolina tem placas sinalizando que o celular deve ser desligado no local.

Isso pode parecer estranho, já que, principalmente nos dias de hoje, com os smartphones que dominaram a vida das pessoas, qualquer um usa o celular normalmente nesses locais. Mas, afinal, essa prática é perigosa ou não? A verdade é que, em alguns casos, sim.

Isso porque, por serem eletrônicos, os celulares são capazes de gerar fagulhas em casos de curto-circuito ou pane elétrica, o que pode acontecer se o aparelho cair no chão, por exemplo. E isso vale não só para o celular (que é mais comum), mas também para qualquer outro dispositivo eletrônico.

A questão é tão séria que, em São Paulo, existe uma lei que proíbe o uso de aparelhos de telefonia celular nos postos de gasolina. O descumprimento da norma pode acarretar, inclusive, multa de R$ 400.