O segmento de caminhonetes cresce cada vez mais no mercado brasileiro, que tem como modelo mais emplacado a compacta Fiat Strada. Mas de onde vem essa paixão por esse tipo de veículo? Para Boris Feldman, o interesse do brasileiro por caminhonete está relacionado com o sucesso que esse tipo de veículo faz nos Estados Unidos.
Desde 2021, o modelo mais emplacado no mercado brasileiro é a Fiat Strada. A primeira geração foi lançada em 1998, e, desde então, deu início a uma história de sucesso que cresceu muito nos últimos anos. Quando a segunda geração da Strada foi lançada, em 2020, a caminhonete era a mais emplacada em seu segmento e o quarto modelo no ranking geral.
Mas com as alterações de estilo, conjunto mecânico e conteúdo, a Fiat Strada disparou na liderança e encerrou 2021 como o modelo mais vendido no mercado brasileiro, com 109.107 unidades emplacadas, primeiro lugar geral entre comerciais leves e automóveis. No ano seguinte o sucesso se repetiu e a Strada liderou com 112.456 unidades emplacadas. E nos seis primeiros meses deste ano, a Strada está na frente, com 50.546 unidades, seguida pelo Chevrolet Onix (44.110 unidades).
Vale lembrar que a Fiat ainda conta com outro sucesso de vendas, a caminhonete intermediária Toro, que lidera em seu segmento. Mas a marca italiana quer mais e prepara a Titano para entrar no segmento de picapes médias. O modelo é, na verdade, a picape Peugeot Landtrek com a logo da Fiat, e tem chegada prevista para os próximos meses.
Neste ano, já foram lançadas no mercado brasileiro algumas opções de caminhonete, entre elas as Ford Maverick híbrida, F-150 e Ranger, a Chevrolet Montana e a Ram Rampage. E, além da Fiat Titano, devem chegar ainda a Chevrolet Silverado e a GWM Poer.
Dois modelos da Volkswagen estão atrasados: a Saveiro e a Amarok. Ambos estão sem atualizações há 13 anos, perdendo espaço no mercado brasileiro. A Saveiro reestilizada deve ser lançada ainda neste ano, mas a Amarok não se tem notícias.
Boris Feldman afirma que a VW perdeu uma grande oportunidade de atualizar a linha Amarok, a caminhonete média da marca. Em outros mercados, o modelo compartilha a plataforma da Ford Ranger e já recebeu atualizações.
Boris fala sobre o mercado de caminhonetes e critica aqueles que compram modelos desse segmento sem a real necessidade. “Aqueles que compram uma caminhonete para transportar carga na caçamba, a gente entende. Mas boa parte dos donos de caminhonetes usam o veículo como carro de passeio e raramente usam a caçamba”, afirma.
E você também concorda com o Boris sobre o uso de caminhonete no Brasil? É um veículo que reúne todas as características para atender às necessidades na cidade e no campo? Se você gostou do vídeo, não deixe de ativar o sininho e curtir, além de se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Deixe também seu comentário, com sua opinião sobre o assunto. Vale lembrar que o vrum está também no Facebook, Instagram e Twitter, além do portal vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas