x
UAI
NOVA TECNOLOGIA

Stellantis confirma Peugeot 208 e 2008 com motores Bio-Hybrid

Os modelos serão lançados em setembro; montadora investiu pesado na tecnologia

Publicidade
Peugeot 208 GT
Peugeot 208 GT Foto: Luiz Forelli/Vrum

A Stellantis confirmou, nesta quinta-feira (21), que os próximos veículos da Peugeot serão equipados com os motores Bio-Hybrid. A marca, vale lembrar, irá lançar os novos 208 e 2008 em setembro. A tecnologia aplicada nos novos produtos conta com o desenvolvimento do Development Center, Safety Center e Virtual Center da empresa na América do Sul.

"Este movimento contribui decisivamente para a descarbonização da mobilidade em nosso país, impulsionando a evolução do setor automotivo, intensificando o processo de nacionalização da eletrificação e fortalecendo as bases da indústria nacional", afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul. 

Peugeot 2008
Peugeot 2008 Foto: Mauricio Campelo/Vrum

No ano passado, a Stellantis já havia anunciado que os motores Bio-Hybrid seriam fabricados na unidade de Betim, em Minas Gerais. A expectativa da montadora é produzir cerca de 1,1 milhão de propulsores por ano. Para isso, o conglomerado está investindo cerca de R$ 450 milhões. O montante faz parte do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões para o continente

Na prática, o motor Bio-Hybrid da Stellantis combina um sistema híbrido de propulsão elétrica com um motor a combustão flexível, que pode ser abastecido com gasolina ou etanol. No Brasil, a Toyota foi pioneira nesta tecnologia.

"O Bio-Hybrid é uma tecnologia de descarbonização da mobilidade, que privilegia as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa", afirma Antonio Filosa, presidente global da Stellantis.

208 terá outras novidades

A Peugeot preparou outras mudanças para o 208. O carro terá um painel digital 2D, substituindo o atual painel 3D, além de uma central multimídia de 10,3 polegadas. As novidades dessa central são alguns comandos touch, botão físico de volume de som e o novo layout, sendo o mesmo que está presente no novo Peugeot 2008.

Além disso, também é aguardada uma experiência para o condutor diferente por conta da versão híbrida, onde a multimídia mostrará gráficos sobre o nível da bateria e como o sistema elétrico está operando.