A Volvo apresentou oficialmente nesta quarta-feira (27) o novo XC70, SUV híbrido plug-in que estreia no mercado chinês com números impressionantes de alcance. O modelo é capaz de rodar mais de 200 km apenas no modo elétrico, segundo o ciclo CLTC, e ultrapassa a marca de 1.200 km de autonomia total ao combinar a bateria com o motor a combustão.
Produzido em Taizhou, o XC70 é o primeiro da marca a usar a nova plataforma SMA (Scalable Modular Architecture), desenvolvida especialmente para híbridos de longo alcance. Entre os destaques técnicos, está o sistema de recarga rápida que leva a bateria de 0 a 80% em apenas 23 minutos, parecido com o do Geely EX5, além da função V2L (Vehicle to Load), que permite utilizar a energia armazenada para abastecer dispositivos externos.
O design segue a linguagem atual da Volvo, com grade fechada, faróis em formato de “Martelo de Thor” e lanternas traseiras verticais integradas ao vidro. O interior adota estilo minimalista, com três telas digitais: painel de 12,3”, central multimídia de 15,4” e um head-up display com realidade aumentada de 92”.
Na China, as pré-vendas já começaram com preços a partir de 299.900 yuans (cerca de R$ 242 mil) para a versão de tração dianteira e 329.900 yuans (R$ 266 mil) para a configuração com tração integral.
Embora o lançamento esteja confirmado apenas para o mercado chinês neste primeiro momento, a marca não descarta transformá-lo em um produto global. Segundo a Volvo Car Brasil, há interesse em trazer o XC70 ao país caso o modelo seja disponibilizado para mais regiões para ficar ao lado do XC60 e XC90.
O novo SUV marca a volta da nomenclatura XC70, que nos anos 2000 identificava uma perua aventureira derivada do V70, agora reposicionada como um produto estratégico para a transição entre veículos híbridos e elétricos.
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