PICAPE

Chevrolet Colorado 2023 antecipa nova geração da S10 nacional

Revelado nos Estados Unidos, modelo ganha novo projeto e mais equipamentos para enfrentar a concorrência

Publicidade
Chevrolet Colorado ZR2 azul de frente caminhonete dara origem a nova S10 no Brasil
Caminhonete exibe design musculoso, inspirado no da Silverado Foto: Chevrolet/Divulgação

A Chevrolet acaba de revelar nos Estados Unidos a nova geração da caminhonete Colorado, que é uma espécie de irmã da S10. As duas compartilham a plataforma, parte da carroceria e até peças de acabamento interno; porém, diferenciavam-se pela identidade e pelo design. A chegada de uma nova safra no exterior indica que o modelo nacional também deverá passar por uma atualização.

Ainda não há data marcada para a chegada da nova Chevrolet S10 ao Brasil. Por enquanto, o fabricante trabalha na futura geração da Montana, que será baseada no Tracker e terá o porte da Fiat Toro. Contudo, o lançamento poderá acontecer no segundo semestre de 2023 ou em 2024.

Isso porque a concorrência está se mexendo e lançará novidades em breve: a Peugeot trará a inédita picape Landtrek, enquanto a Toyota prepara a versão esportiva GR-S da Hilux, e a Ford trabalha na nova Ranger. Portanto, a Chevrolet terá que se mexer para que a S10 não fique para trás. A empresa, inclusive, já anunciou investimentos na fábrica de São José dos Campos (SP), onde a caminhonete é produzida.

Apesar da escassez de informações oficiais até o momento, a tendência é que a nova S10 tenha ainda mais em comum com a Colorado que o modelo atual. Isso porque a picape nacional baseava-se na similar vendida na Ásia, mas o fabricante enxugou as operações naquele continente. Portanto, a próxima geração deve ser praticamente idêntica à irmã estadunidense.

Como é a nova Chevrolet Colorado, ‘irmã’ da S10

Completamente reprojetada, a Chevrolet Colorado está atualizada até na plataforma. Agora, a caminhonete utiliza a arquitetura GTM31XX-2, que permitiu um aumento de 7,8cm na distância entre-eixos. Apesar disso, o comprimento total ganhou apenas 1cm, o que permitiu aumentar os ângulos de ataque e de saída. A carroceria tem sempre cabine dupla.

O design ficou mais agressivo, lembrando bastante o da Silverado, que ocupa patamar superior na gama local da Chevrolet. O interior da nova Colorado também evoluiu bastante, com direito a equipamentos inéditos, como carregador de celular por indução, ar-condicionado de duas zonas e instrumentos reunidos em tela de oito polegadas: a central multimídia tem uma tela ainda maior, de 11,3 polegadas.

A nova Chevrolet Colorado também exibe grandes atualizações na lista de equipamentos de segurança. Agora, a picape traz alertas de mudança involuntária de faixa e de ponto cego, sistema de frenagem automática e faróis de LED com assistente de luz alta. Há ainda alerta de tráfego cruzado na traseira e nada menos que 10 câmeras para auxiliar o motorista (inclusive embaixo do veículo).

Na parte mecânica, a picape traz um novo motor 2.7 turbo de quatro cilindros, com diferentes configurações: a mais “mansa” entrega 240cv e 35,8kgfm, enquanto a mais ‘brava’ vai para 314cv e 59,4kgfm. A Chevrolet, porém, não deve oferecer esse motor na nova S10 nacional, que provavelmente manterá o 2.8 turbodiesel.

Dirigimos a Chevrolet S10 Z71, última nova que a caminhonete ganhou no Brasil: veja o vídeo!