UAI

Chevrolet Silverado completa a 'invasão' das picapes grandes no mercado brasileiro

Executivo da Chevrolet afirma que o modelo será lançado no Brasil no final de 2021, enquanto a RAM 1500 chega ainda neste ano e a Ford F150 é esperada para o próximo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Chevrolet Silverado completa a 'invasão' das picapes grandes no mercado brasileiro
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

[embed]https://www.youtube.com/embed/46vKkOFNd5o[/embed]

Mais uma ótima notícia para os amantes das picaponas. A Chevrolet Silverado está com o passaporte carimbado para voltar ao mercado brasileiro, depois de 20 anos fora. Ela vai se juntar a dois outros utilitários que brigam na categoria peso-pesado que também estão prestes a chegar ao país: Ford F150 e RAM 1500.

Chevrolet Silverado

A chegada da Silverado é quase oficial, já que foi anunciada pelo vice-presidente de operações da Chevrolet na América do Sul, Ernesto Ortiz, em entrevista à mídia argentina Vision Motor.

Chevrolet Silverado

O modelo chega primeiro para nossos hermanos argentinos, para depois vir ao Brasil, provavelmente no segundo semestre de 2021. O modelo é fabricado no México, o que facilita a operação, já que não envolve imposto de importação.

Chevrolet Silverado

Ainda não se sabe qual versão da picape será vendida por aqui. A mais provável é a Silverado  1500, que nos Estados Unidos faz parte da linha comercial, que deve vir equipada com o motor 3.0 turbodiesel de seis cilindros - com 280cv de potência e 63,5kgfm de torque - e câmbio automático de 10 marchas.

Como as picapes grandes respondem por uma grande volume de vendas no mercado americano, existem muitas opções de motor, cabine, caçamba e acessórios. Então, apesar da Silverado  1500 ser uma versão comercial, não é difícil trazê-la com uma configuração que encha os olhos do comprador. Pesando mais de duas toneladas, a picape chega a ter 6,12 metros de comprimento, 2,06m de largura e 1,91m de altura.

RAM 1500 Rebel

RAM 1500 Se não fosse pela pandemia do coronavírus, era para que a RAM 1500 já tivesse sido lançada no Brasil. Mas a nova previsão é que o modelo chegue por aqui ainda neste ano. A picape tem 5,91m de comprimento, 2,08m de largura e 1,97m de altura, com capacidade de carga de mais de 800 quilos. Diferente da RAM 2500, ela pode ser dirigida por pessoas habilitadas na categoria B.
 

RAM 1500 Rebel

RAM 1500 Rebel

A RAM 1500 deve ser vendida no Brasil nas versões Laramie, com perfil luxuoso, e Rebel, mais aventureira. Abaixo do capô, o modelo deve trazer inicialmente o motor Hemi V8 a gasolina, com cerca de 400cv e 57kgfm. Outra opção será o V6 a diesel de 264cv e 66kgfm. Todas as opções trazem câmbio automático e tração 4x4. A picape será importada dos Estados Unidos.

Ford F150

FORD F150 A Ford F150 é nada menos que o modelo mais vendido dos Estados Unidos há mais de 30 anos. A picape já foi flagrado em teste no Brasil e também é aguardada para 2021. Assim como os concorrentes, mas em maior velocidade, o modelo vem evoluindo em eletrificação (com opção de motorização híbrida) e tecnologias autônomas.

Ford F150

A versão mais provável que virá para o Brasil é a Lariat, das mais bem equipadas, com o motor V8 5.0 Coyote (o mesmo do Mustang), com cerca de 400cv e 55kgfm, e câmbio automático de 10 marchas. Trata-se da mesma configuração já vendida na Argentina.

Ford F150

Atualmente a picape é fabricada nos Estados Unidos, então envolve imposto de importação, o que encarece a transação. Como o câmbio ($$$) vive um período de volatilidade, não vamos fixar uma faixa de preços para nenhum desses modelos. Mas pode preparar seu bolso. Uma referência que temos do segmento é a RAM 2500, um nível acima das picapes focalizadas nesta reportagem, que já custa R$ 341.990 na versão Laramie, única vendida por aqui.