Junto ao lançamento do BYD Seal no Brasil, chega como um banho de água fria a notícia de que o fabricante chinês adiou sua produção de veículos no Brasil, mais especificamente em Camaçari (BA), para 2025. Em um episódio anterior, ao oficializar o acordo junto ao governo da Bahia, a marca havia anunciado o início das operações para 2024.
A informação partiu do Auto Data, que conversou com Alexandre Baldy, conselheiro e porta-voz da BYD do Brasil. O executivo explicou que as burocracias envolvidas na negociação da fábrica de Camaçari acabaram provocando o adiamento para o início da produção naquela unidade.
BYD pretende utilizar estrutura da Ford em Camaçari
É que a negociação da fábrica não foi feita diretamente entre a Ford e a BYD, tendo sido intermediado pelo governo do Estado da Bahia, que comprou a fábrica da primeira para repassá-la para a segunda. Só a partir daí é que a marca chinesa teve acesso à área construída pela Ford em Camaçari.
Agora, sim, está claro que a BYD tem intenção de utilizar a estrutura construída pela Ford, além de ampliá-la com novas construções, o que antes ainda estava no ar. De acordo com Alexandre Baldy, o fabricante chinês de veículos eletrificados gostou do que encontrou, mas ainda assim pretende modificar todo o layout.
Nacionalização é aceno importante ao mercado brasileiro
Desde o lançamento do Dolphin EV, a BYD teve uma grande projeção nacional, já que, com seu custo-benefício, o modelo "destruiu" o segmento dos carros elétricos de entrada, forçando os concorrentes a reverem seu preço. Porém, o investimento para a nacionalização de parte de sua gama é um aceno importante quanto ao compromisso da BYD com o mercado brasileiro.
Mesmo com o adiamento, o lançamento da pedra fundamental está previsto para outubro, contando com a presença de Wang Chuanfu, presidente e CEO global da BYD. Ainda de acordo com o Auto Data, o fabricante está conversando com fornecedores locais e que, em um período de 180 a 240 dias, a empresa deve ter novidades sobre esse tema.
Hoje, a BYD conta com seis modelos eletrificados disponíveis no Brasil: o sedan esportivo Seal, o hatch Dolphin, os SUVs Tan EV, Yuan Plus, Song Plus e o chiquérrimo Han EV. Para o cliente corporativo a marca também oferece o D1 EV. A marca também está trabalhando na construção de sua rede de concessionárias no Brasil.
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