De São Paulo – As marcas chinesas têm apostado em tecnologias de eletrificação nos últimos tempos. E vêm lançando produtos pra lá de competitivos. O BYD Seal é um dos representantes dessa leva de veículos: ao vivo, ele revela visual acertado e interior sofisticado, digno, sem exagero, de modelo de marca premium. Além disso, o preço é agressivo em relação à concorrência e inclui um WallBox para o comprador recarregar o carro elétrico em casa.
- Preço do BYD Seal: R$ 296.800 (versão única)
O desempenho também está à altura de carros de valor bem mais alto. O cupê de quatro portas, como classifica o fabricante, é equipado com dois motores 100% elétricos (um em cada eixo), que, juntos, desenvolvem nada menos que 531cv de potência e 68,3kgfm de torque. É o suficiente, segundo a BYD, para que o Seal acelere até 100km/h em apenas 3,8 segundos. A suspensão adota arquiteturas double wishbone na dianteira e fivelink na traseira.
A bateria é do tipo blade, uma espécie de sanduíche com várias chapas finíssimas em forma de colmeia. De acordo com o fabricante, ela proporciona uma autonomia de 520 quilômetros no ciclo WLTP ou de 372 quilômetros no padrão PBEV, do Inmetro. Em um carregador ultrarrápido, é possível ir de 30% a 80% do nível de carga em apenas 30 minutos, o que é suficiente para rodar cerca de 300 quilômetros. O componente é integrado à estrutura da carroceria, o que aumenta a rigidez torcional.
No mais, o BYD Seal tem 4,8 metros de comprimento, 1,87m de largura, 1,46m de altura e generosos 2,92m de distância entre-eixos. Além dessa última medida, o espaço interno é favorecido também pelo assoalho plano. Por sua vez, o porta-malas tem 400 litros de capacidade.
Equipamentos do BYD Seal
Entre os equipamentos, o BYD Seal traz oito airbags, sistema avançado de assistência ao condutor (Adas), que inclui assistência de manutenção e de mudança de faixa e alertas de colisão e tráfego cruzado, com frenagem automática, inclusive em ré.
Há ainda câmeras com visão em 360 graus, sistema de som de alta fidelidade com 12 alto-falantes, teto solar panorâmico (mas com vidro fixo) e rodas de 19 polegadas. O interior exibe bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, além de revestimento em couro: as portas exibem alcântara.
Uma tela de 10,25 polegadas exibe os instrumentos do painel, enquanto outra ainda maior, de 15,6 polegadas, é a central multimídia. Como já ocorre em outros carros da BYD, entre os quais o Dolphin, no Seal esse equipamento é giratório – ou seja, pode ficar tanto na horizontal quanto na vertical – e inclui conexão com smartphones e funções de karaokê e videogame. Há comandos por voz, internet 4G a bordo, armazenamento de dados em nuvem e atualizações automáticas.
Pós-vendas
A partir de agora, além de 8 anos de garantia para a bateria sem limite de quilometragem, a BYD passou a oferecer 5 anos ou 100 mil quilômetros de revisões grátis para todos os carros 100% elétricos, incluindo o Seal. A empresa chinesa afirma que terá 100 concessionárias até o fim de 2023, localizadas em todas as regiões do país.
(*) Jornalista viajou a convite da BYD
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