A Toyota vai levar um bom tempo para reabrir sua fábrica de motores em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Segundo o presidente da montadora no Brasil, Evandro Maggio, a planta voltará a funcionar apenas em 2028. A unidade, vale lembrar, foi atingida por um forte vendaval em 22 de setembro de 2025.
Em entrevista ao "Valor Econômico", o líder da Toyota no país explicou que os danos afetaram significativamente a estrutura da fábrica. Um dos maiores problemas ocorreu com o maquinário, que foi atingindo pela ponte rolante que faz o transporte de peças pesadas.
Nesses dois anos para recuperação, Maggio conta que a seguradora da fábrica de Porto Feliz arcará com uma parcela dos custos. A outra parte, porém, será bancada com os próprios recursos da fabricante de carros japonesa.
A Toyota continuará abastecendo suas outras fábricas, mas de maneira improvisada. Isto porque a empresa alugou um galpão no município de Porto Feliz para fabricar o propulsor do Yaris Cross. O local já está funcionando, segundo Evandro Maggio.
Uma boa parte dos motores, porém, é importada de fábricas do Japão, Turquia e de outros países. Para ajudar a Toyota neste momento complicado, o governo federal reduziu e até isentou algumas tarifas de importação para a empresa.
Uma das principais montadoras do mundo, a Toyota está entre as que mais vendem carros no Brasil. Em 2016, a fabricante construiu a unidade de Porto Feliz, investindo cerca de R$ 580 milhões e empregando aproximadamente 800 pessoas.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!