O Polo Automotivo Stellantis de Porto Real, no Sul Fluminense, completa 25 anos de operação em fevereiro de 2026. Inaugurada em 2001, a unidade foi a primeira fábrica de automóveis instalada no estado do Rio de Janeiro e integra hoje a estratégia industrial do grupo Stellantis no Brasil.
Desde o início das atividades, Porto Real já produziu aproximadamente 2 milhões de veículos e 2,5 milhões de motores, com 16 modelos das marcas Citroën e Peugeot ao longo de sua história. Atualmente, a planta produz a família Citroën C-Cubed, formada por C3, Aircross e Basalt, e se prepara para iniciar, este ano, a produção do Jeep Avenger, ampliando sua atuação para um novo ciclo multimarcas.
A ampliação da operação faz parte de um plano de investimentos de R$ 3 bilhões entre 2025 e 2030, voltado à expansão produtiva e à incorporação de novas tecnologias. Somente em 2025, a fábrica produziu mais de 67 mil veículos, crescimento de 29% em relação ao ano anterior, e exportou 28,9 mil unidades, alta de 38%. Segundo Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, o Polo de Porto Real é “estratégico para a Stellantis no Brasil e na América do Sul” e entra em “um novo ciclo de crescimento” com a preparação para a produção do Jeep Avenger.
Dentro desse contexto, a Citroën reforça o papel central de Porto Real na consolidação da marca no mercado brasileiro e para o head da Citroën para a América do Sul, Pedro Silva, “o nascimento da fábrica de Porto Real caminha lado a lado à história da Citroën no Brasil”. A unidade já ultrapassou a marca de 1 milhão de veículos produzidos da marca no país, reunindo modelos que marcaram época, como Xsara Picasso, C3 em diferentes gerações, C4 Cactus e, mais recentemente, o Basalt, atual líder de vendas da marca no Brasil. O Citroën C3, inclusive, já superou 100 mil unidades produzidas em território nacional.
O ano de 2025 marcou o primeiro ciclo completo da família C-Cubed. A Citroën encerrou o período com crescimento de 18% nas vendas, quase 40 mil unidades comercializadas e 1,6% de participação de mercado, o melhor resultado da marca em 11 anos. As versões especiais XTR e Dark Edition concentraram parte relevante desse volume.
Para Sérgio Marques, Plant Manager da unidade, os resultados refletem “a consistência do trabalho do nosso time” e a preparação da fábrica para “um novo momento multimarcas”. Além da produção, a unidade mantém iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional e à formação de talentos, como o programa Formare, que já formou mais de 200 jovens da região desde 2008.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!