A Toyota iniciou a produção do Yaris Cross nesta terça-feira (27), na planta de Sorocaba, no interior de São Paulo. O anúncio do início da fabricação do SUV compacto foi feito por lideranças da marca japonesa, em evento que também contou com a presença do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O Yaris Cross 2026 entrou em fase de pré-venda em novembro de 2025, com as entregas marcadas para fevereiro deste ano. O modelo é fruto do ciclo de investimentos de R$ 11,5 bilhões até 2030, anunciado pela Toyota ainda em 2024.
A chegada do SUV gera grande expectativa, já que o Yaris Cross simboliza um passo estratégico da Toyota na descarbonização da mobilidade brasileira, combinando tecnologia híbrida flex full, eficiência energética e baixo consumo.
Recentemente, a Toyota anunciou que o Yaris Cross terá a versão XR, de entrada, custando R$ 149.990 - ao todo serão quatro variantes, sendo as opções XRX Hybrid e XRE Hybrid equipadas com um motor flex 1.5L. O utilitário esportivo alcança médias de até 12,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, com gasolina, e, com etanol, 8,8 km/l e 10,2 km/l, respectivamente.
Mais detalhes sobre o Yaris Cross
O modelo mantém o design Solid Dynamic presente nas demais versões da linha. Complementam o visual do SUV os faróis de LED e as rodas de liga leve de 17 polegadas, ambos de série, além das lanternas com iluminação full LED. No interior, os destaques vão para os bancos ergonômicos revestidos em tecido e central multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10 polegadas.
A versão XR também vem equipada com ar-condicionado e saídas de ar para os passageiros do banco traseiro. A segunda fileira dispõe de duas portas USB-C. Por fim, entre os recursos de segurança, é possíveis citar os 6 airbags, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controles eletrônicos de estabilidade e tração, entre outros.
O veículo está contemplado pelo Toyota 10, um programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até 10 anos partir de fevereiro. Além disso, a partir de fevereiro, o Yaris Cross XR também estará disponível para locação via KINTO, empresa especializada em soluções de mobilidade da marca.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion!