x
UAI
HABILITADA

Paraibana é a 1ª a tirar nova CNH: "O custo era muito alto"

A empregada doméstica iniciou o processo pelo aplicativo do governo federal, o CNH Brasil, e já recebeu seu documento nesta semana

Publicidade
A paraibana Andreza, moradora de João Pessoa, foi a primeira brasileira a obter a nova CNH
A paraibana Andreza, moradora de João Pessoa, foi a primeira brasileira a obter a nova CNH Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes

A paraibana Andreza Lima dos Santos, de 27 anos, se tornou a primeira pessoa a obter a CNH no novo modelo. A empregada doméstica iniciou o processo pelo aplicativo do governo federal, o CNH Brasil, e já recebeu seu documento nesta semana. O custo mais baixo para ter a habilitação na categoria A, para motos, foi valorizado pela mulher. 

"O custo da habilitação era muito alto, e o tempo também pesava. Para quem trabalha, ficava muito complicado. Com o novo processo, muita coisa foi adiantada pelo aplicativo. Para quem não tem condições, esse modelo vai ser o ideal. É um marco na história", afirmou Andreza.

A empregada doméstica que conduzia sua moto sem CNH. "Quando passava por uma blitz, o coração chegava a gelar. As pessoas não querem estar na ilegalidade, mas o processo era caro e fazia a gente perder dias de trabalho. Agora, isso mudou", completou.

Andreza fez o curso por meio do app e, depois, abriu o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Na sequência, ela fez os exames psicológico e médico para prestar o exame teórico. Aprovada, a paraibana realizou as aulas práticas com um instrutor autônomo. Por fim, Andreza prestou a prova na sede do Detran, foi aprovada e teve a CNH emitida.

Aplicativo CNH do Brasil já está disponível
Aplicativo CNH do Brasil já está disponível Foto: Reprodução/Marcio Ferreira/Ministério dos Transportes

Além da facilidade de iniciar o processo pelo aplicativo CNH do Brasil, o novo modelo reduziu a quantidade de aulas práticas obrigatórias, passando de 20 para duas. A resolução também criou a figura do instrutor autônomo, acabando com a obrigatoriedade de passar pelos CFCs. 

Segundo o Ministério dos Transportes, com uma semana após o lançamento, mais de 19 milhões de pessoas baixaram o app CNH do Brasil. O governo federal visa, justamente, reduzir a quantidade de pessoas que dirigem pelo país sem a habilitação. 

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas