x
UAI
vai dar certo?

Startup de seguro para elétricos promete frear desvalorização

Com aporte de R$ 2 milhões, E-Forth lança plano a partir de R$ 97 que cobre bateria após o fim da garantia e cria selo para carros usados

Publicidade
Ricardo Ceruli, Cassio Ceruli e Fabricio Barroca. Fudandores da Startup
Ricardo Ceruli, Cassio Ceruli e Fabricio Barroca. Fudandores da Startup Foto: Divulgação/E-Forth

A E-Forth, nova startup brasileira criada pelos empresários Ricardo Ceruli, Cassio Ceruli e Fabricio Barroca, estreia no mercado de mobilidade elétrica com um serviço pioneiro no mundo: um programa de assinatura que garante cobertura para baterias de veículos elétricos após o fim da garantia de fábrica.

O lançamento chega com investimento inicial de R$ 2 milhões e a ambição de transformar a experiência de compra, manutenção e revenda de EVs no país.

BYD Dolphin GS
BYD Dolphin GS Foto: Divulgação/BYD

O plano custa a partir de R$ 97 mensais e pode ser contratado já na compra de um carro zero quilômetro. A adesão é completamente digital e oferece reparo ou substituição da bateria, além de um selo “Bateria assistida pela E-Forth”, vinculado ao chassi do carro e ao número de série do componente. A cobertura entra em vigor logo após o término da garantia do fabricante, sem necessidade de vistoria prévia.

Inspirado em modelos de manutenção aeronáutica, o programa mira a principal dor do segmento: o custo da bateria, que pode representar até 40% do valor do veículo novo. “A substituição de uma bateria pode custar mais que o valor de um carro usado, o que afasta muitos consumidores da compra de elétricos. Nosso objetivo é eliminar essa barreira e fortalecer também o mercado de seminovos, que sofre forte desvalorização por conta desse risco”, afirma Ricardo Ceruli, CEO e cofundador da E-Forth.

O lançamento oficial está previsto para novembro, com operação inicial nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte. A meta é atingir todo o país até fevereiro de 2026, alcançando 5% da frota de seminovos elegíveis (cerca de 25 mil veículos) e entre 10% e 20% das vendas mensais de modelos novos.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil possui cerca de 500 mil veículos elétricos e híbridos em circulação, com mais de 18 mil novos emplacamentos por mês.

O modelo de negócios também prevê parceria com concessionárias e oficinas credenciadas, que poderão comercializar o plano e realizar os serviços de reparo e substituição. O credenciamento já está em andamento e inclui remuneração por vendas, além da possibilidade de uma condição especial de lançamento para seminovos já em circulação.