A Audi vai comemorar em 2026 o aniversário de 50 anos de um de seus maiores símbolos mecânicos: o motor de cinco cilindros. Introduzido em 1976 no Audi 100 (C2), o motor nasceu como alternativa mais potente e refinada aos quatro cilindros da época, sem os custos de um seis cilindros.
A primeira configuração, derivada do bloco EA 827, era um 2.1 de 136 cv, e abriu caminho para uma receita que se tornaria assinatura registrada da marca, tanto pela engenharia quanto pelo seu som. A fama mundial chegou na década seguinte, quando o motor passou a equipar o Audi Quattro turbo, combinando cinco cilindros com tração integral permanente.
A tecnologia levou a fabricante alemã a protagonizar o Mundial de Rali e consolidou uma reputação nas estradas de cascalho e lama que ultrapassou as competições. O seu ronco característico, marcado pela ordem de ignição 1-2-4-5-3 ajudou a transformar o Quattro em um dos carros mais emblemáticos dos anos 1980.
Cinco décadas depois, o projeto segue vivo em versões modernas, como o atual 2.5 TFSI que equipa o Audi RS3. Produzido artesanalmente em Gyr, na Hungria, ele passa por cerca de 21 etapas de montagem manual e continua sendo um dos motores mais premiados da indústria, acumulando títulos no “International Engine of the Year”.
Mesmo diante da transição para a eletrificação, a Audi mantém o cinco cilindros como peça de identidade, capaz de conectar o passado vitorioso da marca a seus esportivos atuais.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion!