A parceria entre Renault e Geely ganhou um novo capítulo. Nesta terça-feira (18), as empresas anunciaram um investimento de R$ 3,8 bilhões no Brasil para o desenvolvimento de quatro novos carros elétricos na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
Segundo as montadoras, dois dos modelos sairão da planta paranaense com a marca da Renault, enquanto outros dois serão da Geely. A expectativa é que o lançamento dos novos veículos aconteça até 2027.
As fabricantes confirmaram que a produção não será feita em formato SKD (Semi Knocked-Down), onde os carros chegam na fábrica praticamente montados. "Faremos todo o processo aqui", garantiu o presidente da Renault, Ariel Montenegro, em entrevista coletiva.
No início deste mês, a Geely comprou 26,4% da operação da Renault no Brasil. Com o acordo, a montadora chinesa passa a ter acesso ao parque fabril no Paraná, capaz de produzir aproximadamente 400 mil veículos por ano.
Ao mesmo tempo, o acordo também abre caminho para que a Renault acelere a introdução de novas tecnologias híbridas e elétricas, podendo competir com mais força num segmento que vem crescendo no mercado nacional.
Até o momento, Renault e Geely não divulgaram quais serão modelos fabricados no Brasil. A expectativa é que o Geely EX2, hatch elétrico compacto líder em vendas na China, seja uma das novidades da parceria.
Segundo o site "Autoesporte", uma parte do investimento também será usada para modernizar o Renault Kwid, que será lançado no próximo ano - o hatch, vale lembrar, também possui versão elétrica.
Com tantas mudanças, a fábrica de São José dos Pinhais já se prepara para receber as novas plataformas neste final de ano. A expectativa é que as marcas realizem os testes dos novos equipamentos no primeiro trimestre de 2026.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!