x
UAI
PARCERIA

Renault e Geely investirão R$ 3,8 bi para fabricar 4 carros no PR

As montadoras anunciaram, nesta terça-feira (18), que devem lançar os modelos elétricos até 2027

Publicidade
Geely EX2 é compacto 100% elétrico e pode ter fabricação nacional
Geely EX2 é compacto 100% elétrico e pode ter fabricação nacional Foto: Divulgação/Geely

A parceria entre Renault e Geely ganhou um novo capítulo. Nesta terça-feira (18), as empresas anunciaram um investimento de R$ 3,8 bilhões no Brasil para o desenvolvimento de quatro novos carros elétricos na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. 

Segundo as montadoras, dois dos modelos sairão da planta paranaense com a marca da Renault, enquanto outros dois serão da Geely. A expectativa é que o lançamento dos novos veículos aconteça até 2027. 

As fabricantes confirmaram que a produção não será feita em formato SKD (Semi Knocked-Down), onde os carros chegam na fábrica praticamente montados. "Faremos todo o processo aqui", garantiu o presidente da Renault, Ariel Montenegro, em entrevista coletiva. 

Complexo Ayrton Senna, sede da Renault, está localizado em São José dos Pinhais, no Paraná
Complexo Ayrton Senna, sede da Renault, está localizado em São José dos Pinhais, no Paraná Foto: Divulgação/Renault

No início deste mês, a Geely comprou 26,4% da operação da Renault no Brasil. Com o acordo, a montadora chinesa passa a ter acesso ao parque fabril no Paraná, capaz de produzir aproximadamente 400 mil veículos por ano. 

Ao mesmo tempo, o acordo também abre caminho para que a Renault acelere a introdução de novas tecnologias híbridas e elétricas, podendo competir com mais força num segmento que vem crescendo no mercado nacional. 

Até o momento, Renault e Geely não divulgaram quais serão modelos fabricados no Brasil. A expectativa é que o Geely EX2, hatch elétrico compacto líder em vendas na China, seja uma das novidades da parceria. 

Renault Kwid E-Tech 2026 ganhou novo visual e pode inspirar mudanças no modelo a combustão
Renault Kwid E-Tech 2026 ganhou novo visual e pode inspirar mudanças no modelo a combustão Foto: Divulgação

Segundo o site "Autoesporte", uma parte do investimento também será usada para modernizar o Renault Kwid, que será lançado no próximo ano - o hatch, vale lembrar, também possui versão elétrica. 

Com tantas mudanças, a fábrica de São José dos Pinhais já se prepara para receber as novas plataformas neste final de ano. A expectativa é que as marcas realizem os testes dos novos equipamentos no primeiro trimestre de 2026.