UAI
COLUNA DO CALMON

Honda CR-V Advanced Hybrid só não atrai mais pelo preço alto

Dirigimos o SUV de estilo moderno que tem bom espaço interno, ampla lista de equipamentos, mas preço o afasta da concorrência

Publicidade
Honda CR-V Advanced Hybrid
Honda CR-V Advanced Hybrid Foto: Honda/Divulgação

A primeira boa impressão do híbrido pleno Honda CR-V é o seu estilo de acordo com a proposta de um SUV moderno. Na frente, nenhuma peça cromada. No teto, as indefectíveis barras longitudinais são tão discretas que não fariam falta, se eliminadas.

Rodas de 19 polegadas têm desenho elaborado, mas pintadas de preto escondem um pouco do seu aspecto. E na traseira, as lanternas de desenho sinuoso agradam, embora lembrem as da Volvo. A saída de escapamento do lado esquerdo está lá apenas para compor o visual (funcional só a do lado direito).

Honda CR-V Advanced Hybrid
Honda CR-V Advanced Hybrid Foto: Honda/Divulgação

Com distância entre-eixos 40mm maior (agora 2.700 mm), satisfaz também quem viaja no banco traseiro, que desliza longitudinalmente, ajusta ângulo do encosto e tem assoalho quase plano apesar da tração 4x4 permanente. Na melhor condição, o volume do porta-malas chega a ótimos 581 litros (VDA). Na frente do Honda CR-V os dois bancos têm regulagens elétricas e adequada sustentação lateral. Controle do ar-condicionado é feito de modo correto por botões e uma grelha no painel substitui as saídas de ar convencionais.

No Honda CR-V a tela multimídia de nove polegadas espelha navegadores Android Auto e Apple CarPlay. Ao acionar o comando de seta para o lado direito uma câmera amplia a retrovisão, superpondo-se ao mapa de navegação, mas basta apertar um botão na própria alavanca para desligá-la. É preciso certa concentração para não perder uma informação relevante.

Honda CR-V Advanced Hybrid
Honda CR-V Advanced Hybrid Foto: Honda/Divulgação

Em segurança passiva, o Honda CR-V destaca-se pelos 10 airbags, sendo dois de joelho (motorista e acompanhante). Ponto de destaque é a dinâmica do CR-V. Motor a combustão interna (MCI), gasolina, 2.0 litros, aspiração natural, 147cv, 19,4kgfm e um elétrico de 184cv, 34,2 kgfm, além de um motor de partida/gerador integrado para carregar a pequena bateria de 1,1kWh. Potência combinada de 207cv (torque combinado tecnicamente não pode ser medido).

Honda CR-V Advanced Hybrid
Honda CR-V Advanced Hybrid Foto: Honda/Divulgação

O Honda CR-V arranca com o motor elétrico, mas de forma automática. A Unidade de Controle de Potência administra o funcionamento coordenado dos três motores. Ao motorista cabe escolher entre três modos de condução (Econômico, Normal e Esporte).

Honda CR-V Advanced Hybrid
Honda CR-V Advanced Hybrid Foto: Honda/Divulgação

O preço do Honda CR-V é R$ 352.900. Difícil concorrer com produtos chineses, mas a japonesa tem a força de sua marca.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas