As marcas chinesas balançaram o setor automotivo no Brasil. Com isso, as fabricantes “tradicionais” estão sendo obrigadas a se movimentarem para oferecer produtos com tecnologias similares, e o novo chefe da Stellantis no Brasil reconheceu que a empresa precisa ser mais veloz.
Em entrevista recente, Herlander Zola, Presidente da Stellantis na América do Sul, declarou que a empresa precisa ampliar sua oferta de veículos eletrificados na região:
“Vamos ter soluções de hibridização em todas as vertentes e em todas as nossas fábricas. Precisamos e vamos agir com urgência”, declarou o executivo, que assumiu o controle da Stellantis em outubro.
Atualmente a fábrica da marca em Betim (MG) e em El Palomar (Argentina) já produzem carros eletrificados. A marca possui ainda fábricas em Córdoba, na Argentina, onde é produzido o Fiat Cronos e a picape Titano; Porto Real (RJ) de onde saem os modelos da Citroën e será fabricado o Jeep Avenger, além da fábrica em Goiana (PE), responsável por Fiat Toro, Ram Rampage e Jeep Renegade, Compass e Commander. A fábrica do nordeste deve ser justamente a próxima a produzir um carro eletrificado.
A empresa trabalha com a plataforma Bio-Hybrid, que permitirá veículos híbridos-leves, e atualmente é utilizada por Peugeot 208, 2008 e os Fiat Pulse e Fastback. Os planos para a base bio-hybrid conta ainda com projeto para veículos híbridos plenos, plug-in e até mesmo 100% elétricos, todos podendo ser produzidos no Brasil.
Até o momento, além desses modelos, a Stellantis oferece ainda híbridos Plug-in na Jeep, com os importados Compass 4xe e Grand Cherokee 4xe.
Segundo a Quatro Rodas, Zola deu a entender que a busca por híbridos no mercado brasileiro foi “maior do que a esperada”, portanto, a Stellantis terá que correr atrás do terreno e tempo perdido, especialmente com a Jeep, marca “premium” e que é a principal concorrente de modelos da BYD.
Stellantis lança marca chinesa no Brasil
Nesta semana, a Stellantis lançou oficialmente a Leapmotor no mercado brasileiro. A empresa de origem chinesa tem 20% de suas ações em posse da Stellantis, que fica encarregada da expansão e oferta dos carros da empresa ao redor do mundo.
Por aqui, a Leapmotor estreia com um SUV 100% elétrico (B10) e com o C10 com motorização elétrica ou ‘Super-híbrida’, também conhecida como REEV, onde o motor a combustão pode ser utilizado como gerador de energia para as baterias ou somente para tracionar as rodas.
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