x
UAI
Perdendo terreno!

Stellantis quer acelerar eletrificação no Brasil como resposta às chinesas

Presidente da Stellantis na América do Sul reconhece avanço das chinesas e já traça rota de recuperação

Publicidade
Emblema T200 Hybrid que será exclusividade de Pulse e Fastback híbridos
Emblema T200 Hybrid que será exclusividade de Pulse e Fastback híbridos Foto: Divulgação/Fiat

As marcas chinesas balançaram o setor automotivo no Brasil. Com isso, as fabricantes “tradicionais” estão sendo obrigadas a se movimentarem para oferecer produtos com tecnologias similares, e o novo chefe da Stellantis no Brasil reconheceu que a empresa precisa ser mais veloz.

Em entrevista recente, Herlander Zola, Presidente da Stellantis na América do Sul, declarou que a empresa precisa ampliar sua oferta de veículos eletrificados na região:

“Vamos ter soluções de hibridização em todas as vertentes e em todas as nossas fábricas. Precisamos e vamos agir com urgência”, declarou o executivo, que assumiu o controle da Stellantis em outubro.

Atualmente a fábrica da marca em Betim (MG) e em El Palomar (Argentina) já produzem carros eletrificados. A marca possui ainda fábricas em Córdoba, na Argentina, onde é produzido o Fiat Cronos e a picape Titano; Porto Real (RJ) de onde saem os modelos da Citroën e será fabricado o Jeep Avenger, além da fábrica em Goiana (PE), responsável por Fiat Toro, Ram Rampage e Jeep Renegade, Compass e Commander. A fábrica do nordeste deve ser justamente a próxima a produzir um carro eletrificado.

Jeep Avenger está sendo cotado para fabricação no Brasil.
Jeep Avenger deverá ser vendido com motor T200 híbrido-leve Foto: Jeep/Divulgação

A empresa trabalha com a plataforma Bio-Hybrid, que permitirá veículos híbridos-leves, e atualmente é utilizada por Peugeot 208, 2008 e os Fiat Pulse e Fastback. Os planos para a base bio-hybrid conta ainda com projeto para veículos híbridos plenos, plug-in e até mesmo 100% elétricos, todos podendo ser produzidos no Brasil.

Até o momento, além desses modelos, a Stellantis oferece ainda híbridos Plug-in na Jeep, com os importados Compass 4xe e Grand Cherokee 4xe.

Segundo a Quatro Rodas, Zola deu a entender que a busca por híbridos no mercado brasileiro foi “maior do que a esperada”, portanto, a Stellantis terá que correr atrás do terreno e tempo perdido, especialmente com a Jeep, marca “premium” e que é a principal concorrente de modelos da BYD.

Stellantis lança marca chinesa no Brasil

SUV chinês da Stellantis, Leapmotor chega ao Brasil com C10 B10
SUV chinês da Stellantis, Leapmotor chega ao Brasil com C10 B10 Foto: Divulgação/Stellantis

Nesta semana, a Stellantis lançou oficialmente a Leapmotor no mercado brasileiro. A empresa de origem chinesa tem 20% de suas ações em posse da Stellantis, que fica encarregada da expansão e oferta dos carros da empresa ao redor do mundo.

Por aqui, a Leapmotor estreia com um SUV 100% elétrico (B10) e com o C10 com motorização elétrica ou ‘Super-híbrida’, também conhecida como REEV, onde o motor a combustão pode ser utilizado como gerador de energia para as baterias ou somente para tracionar as rodas.