O mercado de seminovos é uma excelente alternativa para quem deseja trocar de carro. O mais novo relatório da OLX analisou 15 modelos de quatro a oito anos de fabricação e concluiu que o Jeep Compass turbodiesel 2020 foi o modelo com a maior desvalorização em 12 meses, perdendo 12% de valor.
Segundo a análise da OLX, o Compass custava R$ 137.900, em apenas 12 meses passou a custar R$ 120.450, uma desvalorização de significativos 12,65%.
“Todas as versões disponíveis do Compass na amostra têm câmbio automático, variando apenas pela motorização e ano. Enquanto a configuração 2.0 turbo, de 2020, que é a mais cara, foi a que registrou a maior queda de preço, de 12,65%, as versões com motor aspirado, entre 2017 e 2020, tiveram depreciação mais moderada, abaixo de 10%. No contexto atual, com juros para aquisição de veículos mais altos, as versões mais em conta ganham atratividade. Apesar disso, o Compass permanece como uma escolha sólida no segmento, sendo o primeiro colocado no IVU em sua categoria, o que indica liquidez consistente e demanda estável”, comenta Flávio Passos, VP de Autos do Grupo OLX.
Essa desvalorização também pode ser explicada pelo fato dessa versão ser a topo de linha do Compass e equipada com motor turbodiesel, o que também eleva o preço de tabela dessa versão. Além disso, o preço elevado do diesel reduz o interesse de muitos compradores por esse combustível.
Kicks valoriza
	 
    
Na contramão do Jeep Compass está o Nissan Kicks. O SUV da Nissan apresentou valorização nos últimos 12 meses. Entre as versões analisadas pela OLX, o modelo 2019 manual apresentou a principal desvalorização (1,21%), porém, o Kicks 2018 com transmissão manual teve valorização de 6,36%.
Em termos práticos, o valor do modelo foi de R$ 70 mil em agosto de 2024 para 74.450 em agosto de 2025.
Desempenho de outros modelos
Além de Kicks e Compass, a OLX analisou o desempenho de outros modelos. No caso do Chevrolet Onix, o modelo apresentou desvalorização de 7,77% no caso do modelo 2020 com motor 1.0 turbo automático. Na contramão, o modelo 2018 (da primeira geração) com motor 1.4 e transmissão automática teve valorização de 2,98%.
No caso do Toyota Corolla, um dos carros mais procurados no mercado de seminovos, a desvalorização foi bem menor, chegando ao máximo de 0,77%. Os modelos 2017, 2018 e 2019, todos com motor 2.0, apresentaram valorização de 1,88%, 1,11% e 1,93% respectivamente.
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