x
UAI
Fim dos problemas?

Mercedes consegue rodar mais de 1200 km com carro elétrico sem recarregar

Tecnologia é desenvolvida por equipe que faz motores de Fórmula 1 e pode permitiria ir de São Paulo até Porto Alegre sem recarregar

Publicidade
Mercedes-Benz EQS
Mercedes-Benz EQS Foto: Divulgação

A Mercedes-Benz está trabalhando em uma nova bateria com a tão aguardada tecnologia de estado sólido, que promete revolucionar o uso dos carros elétricos e acabar com o medo de muitos motoristas de ficar sem energia durante longas viagens.

Nesta semana a marca alemã divulgou o resultado do seu mais recente teste com suas baterias de estado sólido e conseguiu ir de Stuttgart, na Alemanha, até Malmö, na Suécia, com energia de sobra e sem parar para recargas.

Normalmente, o trajeto entre as duas cidades leva 1.013 km, mas os engenheiros da Mercedes utilizaram uma rota alternativa que aumentou o trajeto em 160 km. Ao todo, o EQS equipado com as novas baterias percorreu 1.205 km e chegou ao destino com 137 km de alcance disponível.

Considerando a distância percorrida e o remanescente no veículo, o pacote de baterias de estado sólido poderia percorrer 1.342 km. Para efeito de comparação, o EQS 450+ é o que possui mais alcance na linha e consegue percorrer 785 km com a bateria de 108 kWh.

Baterias de estado sólido da Mercedes-Benz
Baterias de estado sólido da Mercedes-Benz Foto: Divulgação

Segundo a empresa, com a nova tecnologia foi possível manter o pacote de baterias com o mesmo peso e tamanho da versão usada tradicionalmente no EQS, mas a energia contida na bateria foi aprimorada em 25%.

Segundo a Mercedes, as novas baterias estão sendo desenvolvidas pela empresa em cooperação com a divisão de motores da Fórmula da AMG High Performance Powertrains e utiliza células de lítio fornecidas pela Factorial Energy, dos Estados Unidos.