A BYD está processando Chang Yao, CEO da Tank, marca da rival Great Wall Motor (GWM). Segundo o aviso da People’s Court Announcement Network, a montadora entrou com a ação por uma disputa sobre responsabilidade por violação online. O executivo, entretanto, está desaparecido há cerca de dois meses. As informações foram compartilhadas pelo site "CarNewsChina".
O caso está sendo apreciado pelo Tribunal da Internet de Pequim, na China, mas a ausência do CEO da GWM Tank forçou a Corte a emitir uma citação por edital. Segundo a nota, Chang Yao não é visto desde julho e deixou de utilizar as redes sociais em 24 de junho.
Desta forma, caso o executivo não se apresente ao Tribunal em até 30 dias, o processo continuará sendo analisado sem sua presença. Já há uma audiência remota marcada para o final de setembro.
O sumiço de Chang Yao coincide com uma campanha interna contra a corrupção na Great Wall Motor. Até o momento, porém, o desaparecimento do CEO não está ligada direitamente à iniciativa.
Yao entrou na GWM Tank em 2022 como diretor-sênior de Operações do Usuário, sendo promovido ao cargo de geral em cerca dois anos. Em maio de 2025, ele continuou sua ascensão na empresa ao ser nomeado CEO.
A Tank foi incorporada pela GWM em 2021. Especializadas em veículos off-road, ela oferece os modelos Tank 300, Tank 400, Tank 500 e Tank 700. Entre janeiro e agosto deste ano, a marca vendeu 143.700 unidades, uma queda de 4,88% em comparação ao mesmo período de 2024.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!