A Honda assinou um contrato plurianual com a startup americana Helm.ai, da qual já possui participação societária, com o objetivo de desenvolver tecnologias avançadas de assistência ao motorista para seus veículos de produção em massa até 2027. Os valores do acordo não foram divulgados, mas essa iniciativa mostra que a montadora busca se aproximar de concorrentes como GM (Super Cruise), Ford (BlueCruise) e Tesla (Autopilot) nesse segmento.
De acordo com Mahito Shikama, vice-presidente de veículos definidos por software da Honda, “essa colaboração apoia o objetivo da Honda de oferecer tecnologias de direção automatizada seguras e acessíveis para nossos clientes globais”, contribuindo para a meta de reduzir para zero as fatalidades no trânsito.
Em junho de 2025, a Helm.ai apresentou o sistema Helm.ai Vision, uma solução de percepção urbana baseada exclusivamente em câmeras, capaz de gerar mapeamento tipo bird's-eye view e auxiliar em sistemas de condução automatizada de nível 2+ e 3. O sistema dispensa sensores como lidar e mapas HD, sendo compatível com hardware da Nvidia, Qualcomm e outros, e já foi validado para produção em massa.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion