Pela primeira vez na história, autoridades regulatórias dos Estados Unidos aprovaram oficialmente um carro sem volante, sem pedais e totalmente sem motorista humano. O feito inédito é da Zoox, startup de mobilidade urbana da Amazon, que agora entra na disputa com gigantes como Tesla, Waymo (Google) e Cruise (GM).
O modelo da Zoox é 100% autônomo e foi projetado do zero para operar sem qualquer intervenção humana. Ele conta com propulsão elétrica, visual simétrico e cabine com quatro assentos voltados face a face — lembrando os conceitos de mobilidade da Mercedes-Benz Vision AVTR e outras apostas futuristas do setor.
A NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) concedeu à Zoox uma isenção que permite a operação do veículo mesmo sem volante, espelhos retrovisores ou pedais, algo inédito entre os modelos de direção autônoma já em testes nos EUA.
Enquanto empresas como Tesla seguem adotando abordagens de direção assistida (nível 2), e Waymo e Cruise operam carros com volante e sistemas de segurança redundantes, a Zoox aposta em um robo-táxi autônomo de nível 5, projetado para funcionar como parte de frotas urbanas sob demanda.
A startup já vinha testando seus veículos na Califórnia e em Nevada, mas agora poderá operar comercialmente em vias públicas, com planos de lançar seu serviço em cidades selecionadas nos próximos meses.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!