A Tesla anunciou, na manhã desta segunda-feira (28), que firmou um contrato de US$ 16,5 bilhões (cerca de R$ 92 bilhões) com a Samsung. No acordo, válido até o final de 2033, fica estabelecido que a empresa sul-coreana fabricará seus novos chips de inteligência artificial (IA) para a montadora de carros elétricos norte-americana.
O CEO da fabricante, Elon Musk, utilizou a rede social X para dar mais detalhes sobre a parceria. Segundo o executivo, a ideia é que uma nova fábrica em Taylor, no Texas, produza o chip de próxima geração AI6. Atualmente, a Samsung é responsável pelos chips AI4 da Tesla, enquanto a empresa TSMC, de Taiwan, deve fabricar o AI5 no Arizona.
A Tesla considera que o chip AI16 será essencial para aperfeiçoar os sistemas de direção autônoma de seus carros. "A importância estratégica disso [desse acordo] é difícil de enxergar", escreveu Musk, em sua conta no X.
Em um período de baixa nas vendas, a Tesla aposta justamente no seu sistema de direção autônoma e em alguns modelos, como o Robotaxi, para se recuperar. Além disso, segundo estudos recentes, a condução autônoma sem as mãos lidera lista de tecnologias mais desejadas pelos motoristas.
Para a Samsumg, o acordo também é vantajoso, já que a empresa perdeu, nos últimos anos, espaço dentro dos mercados de chips. Com a parceria, inclusive, as ações da empresa na Bolsa de Seul subiram 6,8%, atingindo o maior nível desde setembro passado.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion