As tarifas impostas por Donald Trump já começam a mostrar seus efeitos. Com a virada do semestre, muitas empresas divulgam seus balanços financeiros, e a Volkswagen perdeu cerca de 1,5 bilhão de dólares por conta da política tarifária do presidente dos Estados Unidos.
A gigante alemã espera uma queda de até 5% no lucro operacional no ano-fiscal de 2025, porém, a quantidade de unidades vendidas não deve sofrer nenhum tipo de alteração, nas próprias expectativas.
No segundo trimestre, o lucro operacional da empresa foi de 4,6 bilhões de dólares, o que pode parecer um valor razoável, mas significa uma queda de 29% em relação aos números de 2024.
A Volkswagen e as demais fabricantes europeias buscam pressionar os governantes da União Europeia para reduzir as tarifas de 25% que a administração Trump impôs desde o mês de abril.
O recente acordo entre Estados Unidos e Japão, que baixou os impostos de importação de produtos produzidos no país asiático de 25% para 15% é visto como uma alternativa pelos europeus e mostra que há possibilidade de flexibilização e diálogo.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion