Exatamente 12 dias após anunciar a tarifa de 25% sobre a importação de carros, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (14) que está avaliando conceder isenções tarifárias para as montadoras. A medida seria provisória e pode ser anunciada nos próximos dias.
"Estou buscando algo para ajudar algumas montadoras que estão migrando para peças fabricadas no Canadá, México e outros lugares", disse Trump, na Casa Branca, ao ser perguntado sobre isenções tarifárias "de curta duração".
"E elas [as montadoras de carros] precisam de um tempinho porque vão fabricá-las aqui. Mas precisam de um tempinho. Então, estou falando de coisas assim", acrescentou o mandatário republicano dos EUA.
Atualmente, as principais montadoras dos Estados Unidos não produzem completamente seus carros no país. As fabricantes, normalmente, importam peças de países vizinhos, como México e Canadá, ou de outras nações.
Em conversa com a imprensa, Trump disse ser "flexível" quando à taxação. "Olha, eu sou uma pessoa muito flexível. Não mudo de ideia, mas sou flexível. E você tem que ser. Você simplesmente não pode ter uma parede e só vai — não, às vezes você tem que contorná-la, por baixo dela ou por cima dela", comentou.
Após a declaração de Trump, as ações de Ford, General Motors e Stellantis subiram nesta segunda-feira. As montadoras, vale lembrar, se assustaram com o tarifaço. A própria Stellantis oficializou a demissão de 900 funcionários, além do fechamento de fábricas.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas