Durante décadas, possuir um carro no Brasil foi muito mais do que uma questão de mobilidade, era um marco de status. Para boa parte da classe média, trocar o carro usado por um zero quilômetro, ou subir de categoria de um hatch para um sedã, ou de um popular para um SUV significava uma conquista concreta e visível de ascensão social.
Alguns modelos marcaram época exatamente por isso eles mudaram a forma como a classe média era vista e de como ela se enxergava.
Confira a seguir os carros que se tornaram verdadeiros símbolos de progresso social no Brasil.
Chevrolet Opala Diplomata – O carro de quem “chegou lá”
Anos de destaque: 1970–1992
Nos anos 70 e 80, o Opala (especialmente na versão Diplomata) era o carro dos bem-sucedidos. Executivos, médicos e políticos dirigiam o modelo como uma extensão do terno e gravata. Seu design robusto e acabamento refinado o tornaram sinônimo de status. Para muitos, comprar um Opala era mais do que adquirir um carro, era conquistar o respeito das pessoas.
Volkswagen Santana – A ostentação racional dos anos 90
Anos de destaque: 1990–1999
Com linhas sóbrias e pegada mais “europeia”, o Santana conquistou quem buscava algo mais sofisticado que o Gol, mas ainda não podia chegar num importado. Era o carro do gerente, do empresário local, do pai de família que “venceu”. Seu interior espaçoso e motor potente reforçava a sensação de que aquele era um patamar acima.
Honda Civic – O novo símbolo da classe média
Anos de destaque: 2001 em diante
A partir dos anos 2000, o Civic virou um ícone do sucesso entre jovens profissionais e casais em ascensão. Seu visual moderno, acabamento superior e fama de confiabilidade colocaram o modelo como objeto de desejo. Comprar um Civic era dizer ao mundo: “estou bem na vida”. Ele representou uma transição da classe média tradicional para uma nova classe média conectada e exigente.
Toyota Corolla – O status discreto e duradouro
Anos de destaque: 2003 em diante
Mais sóbrio que o Civic, o Corolla caiu nas graças da classe média que buscava conforto e longevidade. Era o carro do funcionário público estável, do empresário pé no chão, do pai de família que preza por segurança. Mesmo sem ousar no design, o Corolla se tornou um símbolo de maturidade financeira e sucesso silencioso.
Ford EcoSport – O primeiro SUV da “nova classe média”
Anos de destaque: 2003–2012
Com a explosão do consumo nos anos 2000, impulsionada pelo crédito e pelo aumento da renda, a EcoSport virou o SUV dos sonhos da classe C. Compacto, elevado, com design aventureiro, ela oferecia o “estilo de vida SUV” por um preço acessível. Representou um novo momento: o da classe média que queria mais do que praticidade — queria presença.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!