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Os carros que mudaram o status da classe média brasileira

Como certos carros se tornaram verdadeiros troféus da conquista social no Brasil

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Honda Civic G8
Honda Civic G8 Foto: Reprodução Auto Livraria

Durante décadas, possuir um carro no Brasil foi muito mais do que uma questão de mobilidade, era um marco de status. Para boa parte da classe média, trocar o carro usado por um zero quilômetro, ou subir de categoria de um hatch para um sedã, ou de um popular para um SUV significava uma conquista concreta e visível de ascensão social.

Alguns modelos marcaram época exatamente por isso eles mudaram a forma como a classe média era vista  e de como ela se enxergava.

Confira a seguir os carros que se tornaram verdadeiros símbolos de progresso social no Brasil.

Chevrolet Opala Diplomata – O carro de quem “chegou lá”

Opala Diplomata simbolo de status
Opala Diplomata simbolo de status Foto: Reprodução @luizsantanna e The garage

Anos de destaque: 1970–1992
Nos anos 70 e 80, o Opala (especialmente na versão Diplomata) era o carro dos bem-sucedidos. Executivos, médicos e políticos dirigiam o modelo como uma extensão do terno e gravata. Seu design robusto e acabamento refinado o tornaram sinônimo de status. Para muitos, comprar um Opala era mais do que adquirir um carro, era conquistar o respeito das pessoas.

Volkswagen Santana – A ostentação racional dos anos 90

WV Santana ícone dos anos 90
WV Santana ícone dos anos 90 Foto: Reprodução The Garage

Anos de destaque: 1990–1999
Com linhas sóbrias e pegada mais “europeia”, o Santana conquistou quem buscava algo mais sofisticado que o Gol, mas ainda não podia chegar num importado. Era o carro do gerente, do empresário local, do pai de família que “venceu”. Seu interior espaçoso e motor potente reforçava a sensação de que aquele era um patamar acima.

Honda Civic – O novo símbolo da classe média 

 

Honda Civic G8
Honda Civic G8 Foto: Reprodução Auto Livraria

Anos de destaque: 2001 em diante

A partir dos anos 2000, o Civic virou um ícone do sucesso entre jovens profissionais e casais em ascensão. Seu visual moderno, acabamento superior e fama de confiabilidade colocaram o modelo como objeto de desejo. Comprar um Civic era dizer ao mundo: “estou bem na vida”. Ele representou uma transição da classe média tradicional para uma nova classe média conectada e exigente.

 Toyota Corolla – O status discreto e duradouro

Toyota Corolla Brad Pitt
Toyota Corolla Brad Pitt Foto: Divulgação

Anos de destaque: 2003 em diante
Mais sóbrio que o Civic, o Corolla caiu nas graças da classe média que buscava conforto e longevidade. Era o carro do funcionário público estável, do empresário pé no chão, do pai de família que preza por segurança. Mesmo sem ousar no design, o Corolla se tornou um símbolo de maturidade financeira e sucesso silencioso.

Ford EcoSport – O primeiro SUV da “nova classe média”

Ecosport 2003, um dos primeiros SUV a fazer sucesso
Ecosport 2003, um dos primeiros SUV a fazer sucesso Foto: Divulgação

Anos de destaque: 2003–2012
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om a explosão do consumo nos anos 2000, impulsionada pelo crédito e pelo aumento da renda, a EcoSport virou o SUV dos sonhos da classe C. Compacto, elevado, com design aventureiro, ela oferecia o “estilo de vida SUV” por um preço acessível. Representou um novo momento: o da classe média que queria mais do que praticidade — queria presença.