A GAC (gê-a-cê) chegou ao mercado brasileiro apresentando cinco modelos e reafirmando o compromisso e a prioridade do Brasil em suas operações fora da China. No início do mês, em encontro com o Presidente Lula no país asiático, executivos da marca anunciaram mais um aporte financeiro no país e os planos de produção no estado de Goiás.
Segundo a Agência AutoData e a AutoEsporte, executivos da GAC confirmaram que a produção nacional está planejada para ser iniciada no último trimestre de 2026, e com operação superior a de outros países.
“Vamos produzir no quarto trimestre de 2026. O Brasil é um mercado grande, então será uma operação diferente da que temos em países como Malásia e Nigéria”, afirmou Wei Haigang, presidente da operação internacional da GAC.
Nos países acima, os carros da marca são produzidos no sistema de SKD, ou seja, kits semi-desmontados são exportados da China para os países, onde são montados. O executivo completou afirmando que a operação brasileira será maior, mas a forma de produção ainda não está totalmente definida, e uma parceria local “não é má ideia”.
Durante a visita de Lula à China, o rumor de que a fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO) seria a utilizada pela GAC se espalhou rapidamente. De forma equivocada, a comitiva do presidente afirmou que a fábrica estava fechada, entretanto, a fábrica segue em pleno funcionamento.
Segundo a AutoData, o ruído de comunicação criado pela comitiva de Lula fez com que a negociação fosse tratada de forma mais secreta, mas que as negociações ainda caminham para um desfecho positivo.
Atualmente, a planta da HPE é responsável pela produção de Mitsubishi Eclipse Cross, Triton, L200 e Outlander PHEV. Além disso, a HPE anunciou o investimento de 4 bilhões entre 2024 e 2032 para produção de modelos na fábrica local.
Vale ressaltar que a HPE Automotores é representante da Mitsubishi e Suzuki no mercado brasileiro. Desde 1998, mais de 800 mil carros já foram produzidos na fábrica do centro-oeste.
Ainda durante a visita de Lula à China, os executivos da GAC afirmaram que Aion V, GS4 e Aion Y serão os primeiros modelos a serem produzidos no Brasil.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!
Fonte: Autodata / Autoesporte