x
UAI
Planos ambiciosos!

GAC quer produzir no Brasil ainda em 2026 e mira fábrica da Mitsubishi

Marca chinesa não descarta estabelecer parceria com HPE para aproveitar fábrica em Goiás

Publicidade
GAC chega ao Brasil com SUV híbrido para brigar com Corolla Cross
GAC chega ao Brasil com SUV híbrido para brigar com Corolla Cross Foto: Divulgação

A GAC (gê-a-cê) chegou ao mercado brasileiro apresentando cinco modelos e reafirmando o compromisso e a prioridade do Brasil em suas operações fora da China. No início do mês, em encontro com o Presidente Lula no país asiático, executivos da marca anunciaram mais um aporte financeiro no país e os planos de produção no estado de Goiás.

Segundo a Agência AutoData e a AutoEsporte, executivos da GAC confirmaram que a produção nacional está planejada para ser iniciada no último trimestre de 2026, e com operação superior a de outros países.

“Vamos produzir no quarto trimestre de 2026. O Brasil é um mercado grande, então será uma operação diferente da que temos em países como Malásia e Nigéria”, afirmou Wei Haigang, presidente da operação internacional da GAC.

Nos países acima, os carros da marca são produzidos no sistema de SKD, ou seja, kits semi-desmontados são exportados da China para os países, onde são montados. O executivo completou afirmando que a operação brasileira será maior, mas a forma de produção ainda não está totalmente definida, e uma parceria local “não é má ideia”.

Durante a visita de Lula à China, o rumor de que a fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO) seria a utilizada pela GAC se espalhou rapidamente. De forma equivocada, a comitiva do presidente afirmou que a fábrica estava fechada, entretanto, a fábrica segue em pleno funcionamento.

Segundo a AutoData, o ruído de comunicação criado pela comitiva de Lula fez com que a negociação fosse tratada de forma mais secreta, mas que as negociações ainda caminham para um desfecho positivo.

Atualmente, a planta da HPE é responsável pela produção de Mitsubishi Eclipse Cross, Triton, L200 e Outlander PHEV. Além disso, a HPE anunciou o investimento de 4 bilhões entre 2024 e 2032 para produção de modelos na fábrica local.

Vale ressaltar que a HPE Automotores é representante da Mitsubishi e Suzuki no mercado brasileiro. Desde 1998, mais de 800 mil carros já foram produzidos na fábrica do centro-oeste.

Ainda durante a visita de Lula à China, os executivos da GAC afirmaram que Aion V, GS4 e  Aion Y serão os primeiros modelos a serem produzidos no Brasil.


Fonte: Autodata / Autoesporte