A profissão de mecânico de veículos elétricos (EVs) pode ser considerada de alto risco da China. Recentemente, diversos fabricantes de carros eletrificados passaram a processar esses profissionais. Os problemas centrais giram em torno do direito legal de reparo de EVs, além da dificuldade no acesso a dados técnicos e peças necessárias.
Nos últimos meses, segundo a imprensa chinesa, várias montadoras processaram mecânicos independentes por realizarem reparos ou compartilharem processos de reparo na internet. Um exemplo envolve um mecânico conhecido como "Irmão Long", que enfrenta processos de três empresas por reparar seus veículos e postar vídeos sobre o assunto nas redes sociais.
Outro caso envolve dois mecânicos em Xangai, "Grande Liu" e "Pequeno Liu", que foram condenados a seis meses de prisão (com liberdade condicional) em 2024 por "danificar um sistema de informação computacional". Eles desbloquearam pacotes de baterias usando ferramentas de diagnóstico, o que foi considerado um risco à autenticidade dos dados do veículo.
Custos elevados
Apesar das expectativas iniciais, os custos de reparo dos carros elétricos são frequentemente mais altos do que o esperado, especialmente em colisões menores. Enquanto a manutenção de rotina pode ser mais barata, um pequeno acidente que exija calibração de sensores pode custar entre 700 dólares e 2.100 dólares (R$ 3.960 e R$ 11.100), em comparação com 280 dólares a 1.100 dólares (R$ 1.584 a R$ 6.220) para um veículo de combustão interna.
Nos centros de serviço autorizados, a abordagem predominante de "apenas substituir" as peças, o que resulta em altos custos. Devido à alta integração dos componentes dos EVs, substituir um sistema inteiro é frequentemente considerado mais fácil e lucrativo do que reparar um componente específico.
Acesso restrito
Os fabricantes de automóveis mantêm um controle rigoroso sobre o mercado de pós-venda de EVs, limitando a disponibilidade de peças, informações técnicas e ferramentas de diagnóstico para oficinas independentes. Isso cria uma "barreira invisível" para mecânicos de terceiros, levantando debates sobre se os proprietários realmente possuem seus veículos ou apenas direitos de uso.
Embora as regulamentações exijam que os fabricantes divulguem informações técnicas de reparo, sua implementação para EVs tem sido lenta. A rápida evolução da tecnologia dos elétricos e atualizações frequentes de software representam desafios adicionais para oficinas independentes.
Especialistas da indústria apontam para uma lacuna significativa de profissionais, estimando uma escassez de 824.000 especialistas qualificados para serviços de pós-venda de eletrificados na China. Enquanto isso, oficinas independentes lutam para se adaptar e beneficiar-se da transição para EVs devido às barreiras impostas pelos fabricantes.
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