A BYD não está satisfeita em superar a Tesla no mercado de eletrificados e expandir seu negócio para outros países, como no Brasil. Agora, a gigante montadora da China está se preparando para entrar no mercado de K-Car (ou kei-car), miniveículos elétricos fabricados exclusivamente para as estradas japonesas. Recentemente, fotos de um veículo da fabricante chinesa foram vazadas na web e agitaram a mídia do Japão.
O miniveículo da BYD ainda surge camuflado, mas apresenta características de um K-Car. Para ser enquadrado nesta categoria, o veículo não pode ultrapassar 3,4 m de comprimento, 1,48 m de largura e 2 m de altura. Além disso, a potência fica limitada a 64 cv. No Japão, esses carros recebem benefícios fiscais e de estacionamento, tornando-os ideais para motoristas urbanos.
A imprensa chinesa afirma que o K-Car da BYD tem uma bateria de 20 kWh, com autonomia de 180 km e carregamento rápido de 100 kW. O valor ainda não foi confirmado pela montadora, mas a expectativa é que fique na casa dos 17.700 dólares (R$ 100 mil). Assim, o modelo competirá diretamente com os principais kei cars elétricos do Japão.
A ideia da BYD é fabricar seu K-Car na China e exportá-lo para o Japão a partir do final de 2026. Ainda segundo a imprensa local, a empresa chinesa espera ter uma participação de 40% do mercado em alguns anos. A ideia da marca também é expandir seu nome no Japão, melhorando sua competitividade com a Toyota.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas