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Volvo inicia produção de ônibus elétrico de 28 metros no Brasil

A decisão de fabricar no Brasil visa atender tanto o mercado interno quanto sistemas de transporte em outros países

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Ônibus biarticulado da Volto terá até 28 metros de comprimento
Ônibus biarticulado da Volto terá até 28 metros de comprimento Foto: Divulgação/Volvo

A Volvo iniciou a produção de seu inovador ônibus elétrico, o BZRT, na fábrica de Curitiba, Paraná. Este modelo, com 28 metros de comprimento, é o primeiro biarticulado elétrico desenvolvido pela montadora em escala global. A decisão de fabricar no Brasil visa atender tanto o mercado interno quanto sistemas de transporte em outros países.

O BZRT é parte de um investimento de R$ 1,5 bilhão no Brasil, planejado para o período de 2023 a 2025. Com capacidade para até 250 passageiros, o ônibus biarticulado oferece uma alternativa eficiente ao metrô, com custos de implantação e operação mais baixos. A Volvo está comprometida com a sustentabilidade, buscando eliminar as emissões de CO2 até 2040.

Características

Volvo vai produzir ônibus elétrico que entrega até 540 cv de potência
Volvo vai produzir ônibus elétrico que entrega até 540 cv de potência Foto: Divulgação/Volvo

O BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, somando 540 cv de potência. Ele possui uma transmissão automatizada de duas marchas, baseada na tecnologia Volvo I-Shift. O veículo pode acomodar até oito baterias, proporcionando uma capacidade total de 720 kWh. O tempo de recarga completa varia entre 2 e 4 horas, dependendo da estação de carregamento utilizada.

Os motores e baterias estão localizados na parte inferior do ônibus, melhorando a distribuição de peso e liberando espaço interno para os passageiros. O design incorpora componentes comprovados da linha de ônibus da Volvo, como chassi, eixos e sistemas de suspensão e direção, garantindo durabilidade e confiabilidade.

Segurança

O BZRT incorpora o conceito de segurança “Visão Zero Acidentes” da Volvo. Ele está equipado com câmeras e sensores que monitoram os pontos cegos ao redor do ônibus, alertando o motorista sobre possíveis riscos com pedestres, ciclistas e outros veículos. O modelo também possui reconhecimento de placas de trânsito e o sistema de direção eletrônica Volvo Dynamic Steering (VDS), que aumenta a estabilidade e reduz o esforço do motorista.

Além disso, o ônibus está preparado para operar com “Zonas de Segurança”, uma tecnologia que reduz automaticamente a velocidade em áreas sensíveis, como terminais, escolas e hospitais, via monitoramento por GPS. Cidades que adotaram esse sistema relataram uma redução significativa nos acidentes de trânsito.

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