x
UAI
QUAL VOCÊ LEVA?

Nivus GTS vs Polo GTS: SUV é pior que o hatch?

Primeiro SUV esportivo da marca no Brasil é lançado após muita espera, mas é melhor que o hatch?

Publicidade
Volkswagen Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS Foto: Divulgação/Volkswagen

O Volkswagen Nivus GTS foi lançado na noite da última quinta-feira (29) após muita expectativa criada pela fabricante. A versão topo de linha já havia sido mostrada no lançamento da reestilização do modelo, mas agora teve seus equipamentos e preços revelados. Para a chegada do Nivus GTS, a mesma versão do Polo deixou de ser oferecida. Qual apresentava mais equipamentos? Vamos conferir agora.

O hatchback era vendido por R$ 158.950, valor que já ultrapassava algumas versões do Nivus em março de 2025. O preço elevado e a carroceria hatchback faziam com que o volume de vendas do Polo GTS fosse baixo. Vale lembrar que o Polo é um dos carros mais vendidos do país, mas nas versões Track e Robust, disponíveis para CNPJ com descontos interessantes.

e7d67336-a707-4e25-8234-05acea42d4f1_medium (1)
Volkswagen Polo GTS Foto: Divulgação/Volkswagen

Para justificar o valor elevado, o Polo GTS trazia motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, e modificações na barra estabilizadora da suspensão dianteira. O visual era diferenciado e contava com frisos vermelhos no exterior, uma faixa de LED conectando os faróis, que contavam com a tecnologia I.Q. Light, já usada em Taos e modelos europeus.

O interior trazia costuras vermelhas nos bancos, volante, painel e câmbio, bem como a inscrição GTS no volante e nos bancos dianteiros. 

Os itens de série eram os mesmos da versão Highline, o que significa que o modelo trazia quatro airbags, multimídia VW Play de 10,1”, painel de instrumentos digital de 10,25”, sensores de chuva e crepuscular, bancos esportivos, câmera de ré, carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital e frenagem automática de emergência.

Nivus GTS

Em termos de equipamentos, o Nivus GTS já traz Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), o que o Polo ficava devendo, ar-condicionado digital, bancos esportivos, câmera de ré, faróis de LED (sem I.Q. Light), carregador de celular sem fio, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, bem como multimídia VW Play Connect de 10,1”, painel de instrumentos digital de 10,25” e rodas de 17 polegadas.

Volkswagen Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS Foto: Divulgação/Volkswagen

Em comparação com o Polo, o Nivus perde o farol com a tecnologia mais avançada, mas adiciona o controle de cruzeiro adaptativo.  

Motor é o mesmo


Comum entre os dois carros está a plataforma MQB e também o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Com o novo propulsor, o Nivus alcança os 100 km/h em apenas 8,4 

segundos, baixando em 1,6 segundo o tempo em comparação com o Nivus 200 TSI. A velocidade máxima é de 206 km/h, 1 km/h a menos que o Polo.

Segundo a Volkswagen, o Nivus GTS recebeu uma calibração diferente na calibração do sistema de controle de estabilidade (ESC), mas não mencionou mudanças no sistema de suspensão em relação aos demais Nivus. 

Preços

Fora de linha desde março, quem quiser um Polo GTS deverá buscar modelos sobreviventes nos estoques das concessionárias ou optar por um modelo usado. Nos últimos meses de vendas, o Polo GTS beirava os R$ 160 mil.

Já o Nivus GTS estreia por R$ 174.990, mas quem desejar as rodas de 18” dos modelos de divulgação deverá pagar R$ 2.050 extras. As cores Azul Titan, Cinza Moonstone ou Vermelho Sunset custam R$ 1.750 e aumentam o preço total para R$ 178.790.

Volkswagen Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS Foto: Divulgação/Volkswagen

Esse preço é praticamente 10 mil reais a mais que a versão Highline com os pacotes Outfit (R$ 2.160) e ADAS (R$ 4.150).

Em comparação com os rivais, a Fiat oferece o Pulse Abarth com motor 1.3 turbo de 185 cv no etanol e 180 cv na gasolina, com torque de 27,5 kgfm em ambos os combustíveis por R$ 152.990. Considerando a cor Cinza Strato (R$ 1.490) e as rodas opcionais de 18 polegadas (R$ 1.900), o valor sobe para R$ 156.380, mais em conta que o Nivus Highline (R$ 160,7 mil).

Já o Fastback Abarth, equipado com o mesmo motor do Pulse, o modelo também é mais barato que o Nivus GTS, e custa R$ 171.990 no configurador. Considerando a cor Cinza Strato (R$ 1.490), o Fastback Abarth custa no máximo R$ 173.480.