x
UAI
Novela!

BYD pede redução de impostos para começar a produzir carros no Brasil

Primeira fase da produção usará peças importadas da China e marca quer alíquota diferenciada; picape menor que a Shark também foi confirmada

Publicidade
Lula se reúne com executivos da BYD e conhece SUV chinês BYD Yangwang u8
Lula se reúne com executivos da BYD e conhece SUV chinês BYD Yangwang u8 Foto: Reprodução/Instagram

A BYD está se destacando no mercado de carros eletrificados no Brasil, liderando as vendas neste segmento. Para cumprir a promessa de iniciar a produção de veículos localmente, a gigante chinesa protocolou pedidos ao Governo Federal visando uma redução tarifária para seus veículos.

Os primeiros BYD produzidos no Brasil devem ser fabricados no regime de CKD e SKD, ou seja, as peças chegarão totalmente ou parcialmente desmontadas da China, com a montagem acontecendo na fábrica de Camaçari (BA).

De acordo com o AutoData, os pedidos foram realizados no Sistema Eletrônico de Informações do Governo Federal. A fonte afirma que a BYD tenta reduzir de 20% para 10% os tributos para kits parcialmente desmontados (SKD). Os documentos obtidos pela fonte afirmam ainda que Song Plus, Dolphin, Yuan, Shark e uma inédita picape compacta seriam produzidos neste sistema.

Nova picape da BYD foi flagrada na China
Nova picape da BYD foi flagrada na China Foto: Reprodução/Autohome.cn

A BYD usa como argumento o regime Ex-tarifário, que prevê uma redução na alíquota de impostos para a produção de bens que não são fabricados no país, ou que a produção é insuficiente para atender a demanda.  A empresa afirma ainda que seus veículos apresentam eficiência energética superior à média dos carros produzidos no país e que a fabricação local contaria com fornecedores nacionais.

Em dezembro de 2024, a BYD enviou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) um documento onde explicava as intenções de adquirir itens brasileiros para seus carros, com as baterias entre esses itens.

BYD Song Plus
BYD Song Plus é um dos carros chineses mais vendidos do Brasil Foto: Divulgação/BYD

Para modelos completamente desmontados, a mão de obra e o índice de nacionalização deverá ser maior. Até por isso, a BYD pede que a alíquota seja reduzida para 5%. Independente do regime de produção, a BYD protocolou o pedido das novas tarifas com vigência até 30 de junho de 2028.

Fonte: AutoData