A BYD está se destacando no mercado de carros eletrificados no Brasil, liderando as vendas neste segmento. Para cumprir a promessa de iniciar a produção de veículos localmente, a gigante chinesa protocolou pedidos ao Governo Federal visando uma redução tarifária para seus veículos.
Os primeiros BYD produzidos no Brasil devem ser fabricados no regime de CKD e SKD, ou seja, as peças chegarão totalmente ou parcialmente desmontadas da China, com a montagem acontecendo na fábrica de Camaçari (BA).
De acordo com o AutoData, os pedidos foram realizados no Sistema Eletrônico de Informações do Governo Federal. A fonte afirma que a BYD tenta reduzir de 20% para 10% os tributos para kits parcialmente desmontados (SKD). Os documentos obtidos pela fonte afirmam ainda que Song Plus, Dolphin, Yuan, Shark e uma inédita picape compacta seriam produzidos neste sistema.
A BYD usa como argumento o regime Ex-tarifário, que prevê uma redução na alíquota de impostos para a produção de bens que não são fabricados no país, ou que a produção é insuficiente para atender a demanda. A empresa afirma ainda que seus veículos apresentam eficiência energética superior à média dos carros produzidos no país e que a fabricação local contaria com fornecedores nacionais.
Em dezembro de 2024, a BYD enviou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) um documento onde explicava as intenções de adquirir itens brasileiros para seus carros, com as baterias entre esses itens.
Para modelos completamente desmontados, a mão de obra e o índice de nacionalização deverá ser maior. Até por isso, a BYD pede que a alíquota seja reduzida para 5%. Independente do regime de produção, a BYD protocolou o pedido das novas tarifas com vigência até 30 de junho de 2028.
Fonte: AutoData
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