A Câmara dos Deputados está analisando um Projeto de Lei Complementar (PLP) que visa diminuir a alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) dos veículos acidentados recuperáveis.
O desconto seria dado aos carros e motocicletas que sofreram algum sinistro, como batida e incêndio, mas com possibilidade de reparo. A proposta prevê as seguintes regras:
- O benefício será concedido aos veículos registrados como sinistrados recuperáveis nos órgãos de trânsito e que estejam em situação regular;
- A alíquota reduzida deverá refletir a depreciação do valor de mercado do automóvel em relação a veículo similar sem histórico de sinistro;
- Os estados e o Distrito Federal regulamentarão os percentuais de redução e os procedimentos administrativos para concessão do benefício.
O deputado federal Coronel Meira (PL-PE), autor do projeto de lei complementar, argumenta que os carros acidentados são desvalorizados no mercado de usados. "Os proprietários, que já enfrentam dificuldades na revenda e na obtenção de seguros, ficam assim submetidos a um ônus excessivo", disse o parlamentar.
O texto está sendo analisado pelas comissões de Viação e Transportes, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta também precisa de aprovação do Senado Federal.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas
*Com informações da Agência Câmara