A cidade de Belo Horizonte pode ganhar faixas exclusivas para motos num futuro não muito distante. Na semana passada, o atual prefeito da capital mineira, Álvaro Damião (União Brasil), declarou que pode tirar a ideia do papel até o final de sua gestão.
“Muita gente questiona sobre o corredor de moto, como fizeram em São Paulo e em outros lugares. Nós temos as nossas limitações dentro das vias de BH, não consigo fazer em alguns lugares. Onde eu conseguir fazer, eu vou fazer”, garantiu, em entrevista à TV Globo.
Após a declaração, algumas entidades mostraram aprovação com a possibilidade. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), por exemplo, lembrou que luta pela implementação das faixas exclusivas desde 2016.
"Elas desempenham um papel fundamental na logística urbana da cidade e tornaram-se ainda mais essenciais desde a pandemia, com o aumento dos serviços de entrega. É necessário garantir que os veículos que utilizam, bem como o trajeto que fazem, estejam em condições seguras", disse o presidente da entidade, Marcelo de Souza Silva.
Em comunicado, o órgão também ressaltou sua importância na campanha. "Na busca por maior segurança e fluidez no trânsito da capital mineira, a CDL/BH articulou a inclusão de uma emenda de R$ 400 mil na Lei Orçamentária Anual (LOA), destinada à criação de faixas exclusivas para motos. A iniciativa, sancionada pela Prefeitura, marca um passo importante para a mobilidade urbana em Belo Horizonte".
Em São Paulo, a conhecida Faixa Azul foi implantada pela Prefeitura em 2022. Desde então, mais de 220 km de faixas exclusivas para motos foram colocadas na cidade. Recentemente, uma pesquisa da administração municipal mostrou satisfação de mais de 90% dos paulistanos.
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