A Renault anunciou nesta quarta-feira (9) o primeiro fruto da parceria com a Geely, o Galaxy EX5, um SUV médio 100% elétrico que estreia no Brasil em julho de 2025. O modelo, já um sucesso na China com 12 mil pedidos em 20 dias desde agosto de 2024, será o pontapé da joint venture entre as duas marcas para brigar com gigantes chinesas como BYD e GWM. Detalhes como preço e início da pré-venda ainda não foram divulgados.
A Geely, dona de Volvo, Zeekr (que já atua no Brasil), Lotus e Polestar, agora usa a estrutura da Renault para crescer por aqui. Na primeira fase, que acontece nos próximos três meses, 23 concessionárias da Geely abrem em 19 cidades. Até o fim do plano, serão 105 pontos pelo país, com a Renault cuidando de tudo: vendas, pós-venda e um centro de peças. “Não temos pressa, queremos fazer direito, com peças e atendimento bem estruturados”, disse Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault na América Latina.
O Galaxy EX5 vem com motor elétrico de 218 cv e 32,6 kgfm de torque, ligado a uma bateria de 60,2 kWh. No ciclo chinês (CLTC), faz 530 km, mas por aqui, deve ficar abaixo de 500 km. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e usa a plataforma GEA (Geely Electric Architecture).
Em tamanho, é próximo do BYD Song Plus: 4,61 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e entre-eixos de 2,75 m – maior que o GWM Haval H6 (2,74 m). Tem espaço interno bom, e só leva cinco pessoas.
O visual possui linhas limpas e uma frente imponente, inspirada em “face de tigre”, sem grade por ser elétrico. Na lateral, maçanetas retráteis ajudam na aerodinâmica, e atrás, lanternas 3D elevadas dão o toque moderno. O interior segue o estilo minimalista: console simples, tela flutuante de 15,4 polegadas, painel digital, HUD e volante de base achatada, bem ao estilo Zeekr.
A escolha da Geely como parceira veio da força global da marca, especialmente na China, e da experiência conjunta que já ocorre na Coreia do Sul e com a Horse, empresa de motores a combustão e híbridos.
Aqui, a Renault comanda a operação da Geely, criando um ecossistema completo – da venda ao pós-venda. O site e as redes sociais da Geely já estão no ar, e a pré-venda abre “no momento certo”, segundo a marca. Vendido em países como Costa Rica e Indonésia, o EX5 é a aposta para o Brasil.
A parceria ganhou fôlego em fevereiro de 2025, quando a Geely virou acionista minoritária da Renault do Brasil, com aporte financeiro para usar o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Lá, os chineses poderão fabricar seus carros, e aproveitar a rede de vendas da Renault.
Luca de Meo, CEO global da Renault, vê no Brasil um mercado-chave pra fortalecer a marca, enquanto Daniel Li, da Geely, aposta na colaboração pra crescer globalmente.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!