UAI
E aqui?

Renault Kardian tem câmbio manual no México. E no Brasil?

Versão mais barata do Renault Kardian, equipada com câmbio manual, cairia como uma luva no Brasil e seria muito competitiva para desbancar o rival Fiat Pulse

Publicidade
Renault Kardian Première Edition
Renault Kardian Première Edition Foto: Renault/Divulgação

Dois meses após sua estreia no Brasil, o Renault Kardian está chegando ao México com um conteúdo que ainda não é oferecido por aqui, e, de certa forma, é muito desejado. Naquele mercado, o SUV compacto oferece como opção na versão de entrada um câmbio manual de seis marchas.

No México, a versão de entrada Evolution do Renault Kardian tem duas opções de câmbio: uma manual, vendida por 355 mil pesos mexicanos (algo em torno de R$ 110 mil, na conversão direta), e uma automática (de dupla embreagem, usada em todas as versões vendidas no Brasil), com preço sugerido de 400 mil pesos mexicanos (cerca de  R$ 123 mil).

Para completar a gama do Renault Kardian no México, a versão intermediária Techno custa 420 mil pesos mexicanos (R$ 130 mil) e a de topo tem preço sugerido de 450 mil pesos mexicanos (R$ 138 mil). Como no Brasil, todas as versões do SUV compacto são equipadas com o motor 1.0 turbo (1.0 TCe). No entanto, naquele mercado esse propulsor não é flex, funcionando apenas com gasolina, rendendo 115cv de potência e 20,4kgfm de torque.

Renault Kardian laranja visto pela traseira em fundo azul com preto.
SUV compacto tem três versões no Brasil Foto: Renault/Divulgação

Renault Kardian terá câmbio manual no Brasil?

A Renault não comentou sobre o lançamento de uma versão do Kardian com câmbio manual no Brasil, mas certamente está nos planos da marca "apertar" ainda mais o rival Fiat Pulse, cuja versão de entrada (Drive 1.3 MT, a única manual) está por volta dos R$ 105 mil.

E, se a Renault mantiver a diferença de preço entre a versão de entrada equipada com câmbio manual e a automática vendidas no México, o Kardian manual custaria por volta dos R$ 100 mil no Brasil.

Renault Kardian 1.0 turbo modelo 2024 laranja e preto de frente e traseira estáticos no por do sol
Renault Kardian chega para competir no concorrido segmento de SUVs de entrada Foto: RODOLFO BUHRER/Renault/Divulgação

Brasil terá invasão de SUVs de entrada

E não é apenas contra o Pulse que o Kardian quer se manter atraente. O mercado brasileiro está prestes a sofrer uma verdadeira invasão no segmento dos SUVs de entrada: já para o próximo ano, a Volkswagen terá um SUV posicionado abaixo do Nivus (esse modelo vem sendo chamado de SUV do Gol); em 2026 a Chevrolet também terá um SUV "popular", abaixo do Tracker, apelidado de SUV do Onix; a Honda também prepara o retorno do W-RV.

 Se você está de olho no Renault Kardian, o Vrum já testou o SUV compacto.