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SUV de Taubaté

Veja como será o SUV do Gol, que chegará ao mercado em 2025

Volkswagen produzirá SUV inédito para concorrer com o Fiat Pulse, com preço estimado a partir de R$ 100 mil

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O conceito Taigun foi apresentado no Brasil em 2012
O conceito Taigun foi apresentado no Brasil em 2012 Foto: Divulgação

A Prefeitura de Taubaté publicou (mas apagou!) um comunicado sobre a volta do Gol em 2025. A Volkswagen desmentiu a informação (a história completa está aqui), mas é claro que o município não tirou isso 'da cartola'. Tem verdade aí, e esse produto não é propriamente um novo Volkswagen Gol, mas um SUV tão acessível como foi o compacto. Portanto, em 2025 a planta da Volkswagen em Taubaté vai fabricar o que podemos chamar de  'SUV do Gol'.

Internamente, o projeto do SUV do Gol vem sendo tratado pela Volkswagen como 'A0 SUV' ou 'VW 246' (código do projeto). Como o modelo usará a mesma plataforma do Volkswagen Polo, a MQB A0, ele será mesmo fabricado em Taubaté (de onde 'saem' o Polo e o Polo Track).

SUV do Gol terá que custar a partir de R$ 100 mil

Conceito Taigun, que a Volkswagen apresentou no Salão de São Paulo de 2012, usado apenas para ilustrar como poderia ser o SUV do Gol, que será lançado em 2025.
O conceito Taigun não tem nada a ver com o T-Cross europeu, que herdou seu nome Foto: Divulgação

O SUV do Gol será lançado no início de 2025 (portanto, daqui a um ano) e posicionado abaixo do Nivus (hoje vendido entre R$ 132.390 e R$ 149.390). A ideia é bater de frente contra o Fiat Pulse, que atualmente começa por volta dos R$ 100 mil, o que o Nivus não consegue fazer. Outro modelo que terá essa mesma missão é o SUV do Onix, que deve chegar só em 2026.

Já que o assunto são valores, o comunicado da Prefeitura de Taubaté afirmou que o novo produto a ser fabricado naquela planta da Volkswagen vai custar entre R$ 130 mil e R$ 150 mil. Bom, esse é o valor atual do Nivus, e não acreditamos que essa não seja uma projeção do preço do Pulse para daqui a um ano. O SUV do Gol só vai fazer sentido se custar o equivalente a um Pulse (entre R$ 100 mil e R$ 130 mil).

Motorização, visual e espaço interno

As versões de entrada do SUV do Gol devem utilizar o motor 1.0 turbo na configuração 170 TSI, com até 116cv de potência e 16,8kgfm de torque, que terá opções de câmbio manual ou automático. Já as versões mais caras poderão usar o mesmo motor com a configuração 200 TSI, com até 128cv e 20,4kgfm, essa apenas com transmissão automática.

No visual, o SUV do Gol toma emprestado do Polo a parte estrutural, plataforma e colunas, além de alguns componentes da carroceria, como portas e teto. No entanto, a dianteira será exclusiva - capô, grade, para-choque e painéis laterais - assim como a traseira, tampa do porta-malas, para-choque e painéis laterais. Essa parte exclusiva é que dará 'corpo' ao modelo, para que ganhe um formato de SUV.

No entanto, a distância entre-eixos será a mesma do Polo, com 2,56 metros, revelando que o espaço no banco traseiro será restrito, assim como o porta-malas, que dificilmente terá mais que 300 litros. Ou seja, o SUV do Gol não terá o bom porta-malas do Nivus (que, apesar do mesmo entre-eixos, tem mais balanços), que tem 415 litros de volume, e nem o bom espaço interno do T-Cross (que, apesar de ter menos 6 centímetros de comprimento em relação ao Nivus, seu entre-eixos é 9cm maior).